O QUE É KRIYA YOGA?

Kriya Yoga é um método simples, psicofisiológico, pelo qual o sangue humano se descarboniza e volta a oxigenar-se.

Os átomos deste extra-oxigênio transmutam-se em corrente vital para rejuvenescer o cérebro e os centros da espinha.

Sustando a acumulação de sangue venoso, o iogue pode diminuir ou evitar a degeneração dos tecidos.

O iogue adiantado transmuta suas células em energia.

Elias, Jesus, Kabir e outros profetas foram, no passado, mestres no uso de Kriya ou de uma técnica similar, pela qual eles materializavam ou desmaterializavam seus corpos à vontade.

Kriya é uma ciência antiqüíssima. Láhiri Mahásaya recebeu-a de seu grande guru, Bábají, que redescobriu e purificou esta técnica depois da Idade Média, época em que esteve perdida.

Bábají batizou-a de novo, simplesmente, de Kriya Yoga.

Kriya Yoga é um instrumento que pode acelerar a evolução humana - explica Sri Yuktéswar a seus estudantes. - Os antigos iogues descobriram que o segredo da consciência cósmica se liga intimamente ao domínio da respiração.

Esta é a contribuição sem par, e imortal, da índia, ao tesouro de conhecimento do mundo.

A força vital, que comumente se emprega para manter a pulsação cardíaca, deve tornar-se livre para atividades superiores por meio de um método que acalme e deteriore as demandas incessantes da respiração.

O Kriya Yogi dirige mentalmente sua energia vital para cima e para baixo, a fim de fazê-la girar em torno dos seis centros espinhais (plexos medular, cervical, dorsal, lombar, sacro e coccígeo), correspondentes aos doze signos astrais do Zodíaco, o Homem Cósmico simbólico.

Meio minuto de revolução da energia ao redor do sensitivo cordão da espinha, efetua progressos sutis na evolução do homem; esse meio minuto de Kriya equivale a um ano de desenvolvimento comum.

Kriya Yoga nada tem de comum com exercícios respiratórios anti-científicos ensinados por certos fanáticos extraviados. Tentativas de reter a respiração nos pulmões, até o exagero, são artificiais e decididamente desagradáveis.

A prática de Kriya, ao contrário, é acompanhada, desde o início, por sentimentos de paz e sensações suavizantes, de efeito regenerador na espinha.

Esta antiga técnica iogue converte a respiração em substância mental. O adiantamento espiritual permite ao devoto conhecer a respiração como um conceito, um ato da mente: ela é, pois, uma respiração de sonho.

Com alimentação apropriada, luz solar e pensamento harmoniosos, homens que se deixam guiar apenas pela Natureza e seu divino plano, alcançarão a experiência de Deus em um milhão de anos.

Necessita-se de doze anos de vida normal saudável para que se efetue o mais leve refinamento na estrutura do cérebro; um milhão de anos solares são precisos até purificar o alojamento cerebral o suficiente para que manifeste a consciência cósmica.

Um Kriya Yogi, entretanto, pelo exercício desta ciência espiritual, livra-se da necessidade de um longo período de cuidadosa observância das leis naturais.

Kriya Yoga é o verdadeiro “rito do fogo”, muitas vezes enaltecido no Gíta. O iogue arroja seus anseios humanos numa fogueira monoteísta consagrada ao Deus incomparável.

Nesta autêntica cerimônia do fogo, todos os desejos passados e presentes são o combustível consumido pelo amor divino.

A Flama Última recebe em holocausto a derradeira loucura humana e o homem se vê livre de escórias.

Seus ossos metafóricos despojados de toda carne sensual, seu esqueleto cármico branqueado pelos sóis anti-sépticos da sabedoria, sem ofensas ao homem e ao Criador, ele se encontra - finalmente - limpo.

Paramahansa Yogananda
Autobiografia de Um Iogue, capítulo 26


O QUE É KRIYA YOGA? Entrevista com Paramahansa Hariharananda, em Washington DC

Bom dia, como está o senhor?

Estou bem

Bem vindo ao estúdio.

Obrigado.

A primeira pergunta que tenho é porque tantos monges indianos estão vindo para a América?

Porque todos os americanos não podem ir para a Índia?

Verdade

A Índia, desde tempos imemoriais, é especializada na ciência da alma. O poder de Deus está dentro de todo Ser Humano, então todos os indianos sentem isso desde a infância, por isso sabem que em cada ser humano, o poder de Deus está morando ali.

Cada homem tem uma contribuição distinta para a cultura mundial. A América se especializou na expansão industrial, a Alemanha na ciência mecânica, a França na arte, e o Japão, na ciência da agricultura. Mas na Índia sempre fomos especializados na ciência da alma, na cultura da alma, então eles devem vir.

As pessoas dos países ocidentais não conseguem paz, eles têm riquezas, abundância, são altamente qualificados – cientistas, doutores, engenheiros, milionários – mas eles estão apenas ganhando dinheiro e não conhecem o poder de Deus que está morando no interior deles. E sem Deus não há nenhum dinheiro.

Portanto os monges indianos estão vindo para ensinar isso: - que trabalhar é devoção. Você não está fazendo o trabalho, mas a respiração que é puxada pelo morador interno, é ela que está fazendo o trabalho. Então você ganha dinheiro e observa Deus.

Você usufrui do sexo? Esse é o segundo centro. Você usufrui da sexualidade, você sente isso – um homem morto não poder usufruir o sexo – o poder de Deus que está puxando a respiração permite que você aproveite o sexo, é o poder de Deus que está por traz do prazer.

Da mesma maneira o centro da comida. A comida é a principal coisa do corpo, sem comida o homem não pode falar, não pode ver, não pode ouvir, não pode fazer nenhum trabalho.

Um morto não pode comer, mas quando você e todas as pessoas se alimentam, sentem que é o poder de Deus que está dando a fome, é o poder de Deus que está digerindo a comida.

O nosso centro do coração é um centro muito perigoso, é cheio de ego, vaidade, ostentação e é por causa desse centro que as pessoas ficam frustradas. Elas são muito ricas mas só conseguem frustrações, aflições e aborrecimentos.

É por isso que os monges indianos estão vindo, apenas para dar-lhes paz, o equilíbrio da mente, afeição, e assim vocês vão ganhar dinheiro e sentir o poder de Deus dentro de vocês. É por isso que os monges indianos têm que vir.

Obrigado.

O Swami Hariharananda Giri escreveu diversos livros sobre algo chamado Kriya Yoga, vamos falar sobre isso um pouco mais tarde. Por que devemos conhecer Deus, porque devemos usar nosso tempo precioso para Deus?

Somos os filhos de Deus, por isso nós somos o poder que está em Deus, nós somos os filhos de um Pai Celestial, ele é maravilhoso, imortal. Ele é a energia vital, permeia todas as células do nosso corpo, átomos, tecidos, diafragma, nossa pele, carne, ossos, medula, todo nosso corpo.

Nós somos os filhos de Deus. O poder que está em Deus, essa pureza, doçura, perfeição, bondade, amor.   Essas qualidades estão em cada ser humano.

Por isso cada ser humano deve conhecer seu próprio Eu. Por mais ocupados que possam estar no mundo material, se conhecerem sua própria alma podem conhecer Deus.

Mas existem muitas pessoas que não acreditam em Deus. Pessoas muito cultas, cientistas, doutores, milionários, eles não acreditam em Deus. Porque alguém deve meditar?

Eu digo que somos o poder de Deus. Deus fez o homem e a mulher a sua própria imagem e respirou nas narinas para trazer a respiração da sua vida e se tornou a Alma vivente em todo universo. Está escrito na Bíblia, por isso eles podem ser altamente qualificados, podem ser milionários, mas é Deus que está puxando a respiração através de suas narinas.

Se morrerem não poderão carregar os milhões de dólares depois da morte. Eles podem adquirir prédios de 50 andares, de 70 andares, mas depois da morte não poderão levá-los.

Eles podem trabalhar, mas Deus está puxando a respiração e é por isso que fazem trabalho. O cientista não poderá carregar seu estetoscópio depois de sua morte. Tudo está vindo através do Destino. Ele é cientista porque está destinado, e o poder de Deus está ativando através de seu corpo.

O médico é um médico, mas se meditar, se sentir que o poder de Deus está puxando a respiração – Ele está trabalhando através de nós – então eles conseguirão duas coisas ao mesmo tempo, a consciência de Deus e ao mesmo tempo vão permanecer no mundo material.

Eles podem trabalhar e vão sentir que trabalho é devoção, que o poder de Deus está fazendo o trabalho através deles. Isso ajuda muito para toda pessoa, ela deve praticar a meditação mesmo por um curto período.

Obrigado.

Ok, estaremos logo de volta e quando voltarmos vamos descobrir um pouco sobre a Kriya Yoga. Já voltamos.

Bem vindos de volta, temos os telefones abertos 588-0111 e Jerry Peedbody acaba de se juntar a nós. Porque você Jerry não começa este segmento dizendo para mim o que é a Kriya Yoga?

A Kriya Yoga é uma prática para se sentir o que o Swamiji falou. Aprender a sentir que o poder vivente de Deus está em nós e através dessa meditação podemos sentir que, em qualquer momento de nossa vida, não é apenas o ego e mente que estão funcionando, mas existe um poder muito mais vasto, muito maior, o poder de Deus dentro de nós é que está conduzindo tudo que fazemos. E é uma técnica muito prática que com apenas  10 a 15 minutos por dia de prática você pode começar a experimentar em todo momento uma riqueza maior, uma paz maior, mais prazer na nossa vida, maior alegria.

Na palavra Kriya existem duas sílabas. Uma é Kri, que significa você faz o seu trabalho. Qualquer trabalho que faça desde a manhã até dormir, isso é trabalho e esse trabalho você não pode fazer sem respiração. O poder de Deus, o morador interno – a alma – é que está puxando a respiração, é por isso que podemos fazer o trabalho.

Então a alma é chamada de Ya. Kri e Ya. Qualquer trabalho que você esteja fazendo, é feito pelo morador interno – a alma -. Você está ganhando dinheiro? Mas você está ganhando dinheiro pela respiração. Se Deus não puxar a respiração desde o topo você não poderá ganhar dinheiro. Então isto é Kri e Ya.

Quem foi o fundador da Kriya Yoga?

Deus trouxe o mistério supremo da Kriya Yoga com a sua Criação. Nos tempos antigos, milhares e milhares de anos atrás, não havia Rama, Krishna, Jesus, Moisés, Daniel, Shankara ou Buda. Naquele tempo não havia livros espirituais, nenhum Veda, Upanishad, Bíblia, Corão ou Torah. Não havia nenhum “ismo”, não havia hinduísmo, islamismo, budismo ou cristianismo. Naquele tempo havia apenas Humanos e as pessoas praticavam a Kriya Yoga.

Essa é a essência de todas as religiões, a Kriya Yoga é baseada na respiração científica. O controle da respiração é o autocontrole. Então naquele tempo eles praticavam 5 a 10 minutos como ir mais fundo para dentro das sobrancelhas, 4 polegadas (10 cm) para dentro, o poder de Deus, o morador interno permanece ali.

E Deus entrou pela fontanela, no topo da cabeça, aonde o bebê tem a parte mais macia quando nasce, Deus entrou ali, 4 polegadas mais para dentro é onde o poder reside.

Se as pessoas se sentarem muito calmamente e tomarem respirações muito curtas - respirações fracas – então automaticamente ficarão calmas.

Calma é divindade.

Nos tempos antigos ensinavam este tipo de Yoga, em 5 minutos eles obtinham calma, que é divindade.

Então aquele poder foi trazido por Deus e ele criou tudo, por isso qualquer trabalho que estivermos fazendo – que é Kri e Ya –  as pessoas podem perceber 2 coisas, a forma e o sem forma.

A forma está fazendo trabalho, a forma do corpo, e o sem forma é o condutor de todo trabalho.

Ele é a alma que faz o corpo. Isso é Kriya.

A Kriya Yoga é sectária?

Não, a Kriya Yoga não é sectária.

Então qualquer um...

Qualquer pessoa pode fazer. Não é religião. A Kriya Yoga não é hinduísmo. Ela é baseada em apenas duas técnicas, pelas quais as pessoas podem obter calma. Imediatamente elas podem obter calma em 4 minutos.

As pessoas estão sempre ocupadas com a mente, os pensamentos, o intelecto e o ego. E permanecem frustradas, aflitas com elas mesmas.

Através da prática da Kriya Yoga nós purificamos seus corpos. Existem 50 partes no corpo humano então existe o estado de extroversão. É por isso que não sentem. Se qualquer pessoa semear as sementes na terra não vão conseguir uma colheita, até ter cultivado a terra.

Portanto, em nosso corpo existem 2 corpos. Um é o corpo visível, que é a desilusão, ilusão e erro, e nosso corpo invisível, que é real.

Esse corpo real nos permite ter a desilusão, ilusão e erro, mesmo através disso eles podem obter o poder de Deus. Mas o corpo interno é divino, no ser humano existe uma mistura de qualidades opostas, malignas e divinas.

Através da prática da Kriya Yoga, quando você purifica, assim como estou falando, uma corrente maravilhosa e imortal está dentro do fio elétrico que está coberto pelo isolante. Por causa dele as pessoas não estão sentindo a corrente.

Da mesma maneira nossa corrente divina e maravilhosa, a corrente de Deus, existe em todo o corpo, e é coberta pela isolação do corpo. Por isso não percebemos esse poder de Deus.

Pela prática dessas duas técnicas, são técnicas muito simples, não exige esforço, são muito simples, em pouco tempo você terá resultados matemáticos.

Em 5 ou 10 minutos você ouvirá o som divino, verá a luz divina, sentirá vibração divina. E você terá um desenvolvimento completo.

Você estará no mundo mas sentirá que seu corpo é um pequeno mundo, um pequeno micro cosmo. E no mundo interior apenas um poder vai permanecer, o poder de Deus. Ele permeia tudo, é onipresente, onisciente.

Portanto esse poder que tudo permeia está em cada ser humano. Pela prática da Kriya Yoga eles podem ter todo o poder que está dentro deles, todas as qualidades divinas dentro deles.

Podem permanecer no mundo material

Muito bom. Jerry, eu tenhos algumas perguntas para você.

Que tipo de pessoas vocês têm em suas classes?

Temos pessoas de todos os tipos. Pessoas muito jovens e muito idosas. Pessoas de todas as religiões e de todas as raças. Não existe uma maneira de você caracterizar isso. Temos todos os tipos de pessoas.

É realmente uma técnica muito simples?

É realmente muito simples. O mais difícil é praticá-la todo dia. Os ocidentais não estão acostumados a sentar. E assim que você sentar e fizer a prática, ela é muito simples.

Nós temos uma aula duas vezes por semana, a purificação que fazemos antes de ensinar a técnica - seu corpo é purificado - e isso prepara você para trabalhar com a técnica e ao ser purificado você sente a vibração, o som e a luz interna. Nós temos aulas duas vezes por semana aonde as pessoas vêm quando querem vir e experimentam a meditação.

Eu vou te fazer uma outra pergunta que não gostaria de perguntar ao Swami, porque ele provavelmente seria humilde sobre isso, mas você poderia falar um pouco aos nossos ouvintes sobre o Swamijí?

Por que ele está aqui e qual seu envolvimento com a Kriya Yoga e uma pequena biografia?

Swamiji seria humilde e por isso fico feliz em falar um pouco sobre ele.

Ele é um tipo de pessoa que nós no ocidente não apreciamos totalmente. Ele chegou a um nível de consciência em que está sempre mergulhado na consciência de Deus.

Ele tem estado neste nível de consciência por um bom número de anos e ele irradia constantemente amor, cordialidade, paz.

Apenas sentar ao seu lado nos traz calma, um grande sentimento de amor a Deus.

Ele tem viajado por todo mundo durante alguns anos ensinando a Kriya Yoga.

Ele assumiu a direção do Karar Ashram, na Índia, onde seu professor Paramahamsa Yogananda e Swami Sri Yukteshwar, estabeleceram o centro de ensino e também ensina a Kriya Yoga por toda Índia.

Ok, de volta ao Swamiji, gostaria de fazer mais algumas perguntas sobre a Kriya Yoga. Quais são os benefícios que você consegue diretamente disso?

Primeiro, o ser humano que é agitado, eles obterão calma.

Eles terão mais compreensão, prontidão e mais calma, porque a respiração será mais bem feita. A respiração é nossa, a respiração é oxigênio que nutre o cérebro. Através disso nosso cérebro se torna mais útil.

Vamos obter imediata compreensão, prontidão e memória afiada e assim as pessoas podem trabalhar e estudar, e ao mesmo tempo podem evitar intoxicações, todos os tipos de drogas.

Muitas pessoas nos países estrangeiros se afastaram das intoxicações e assim podem trabalhar para a nação, porque ao se intoxicarem se tornam improdutivos.

A Kriya Yoga também remove dor de cabeça, o que é uma panacéia. Cura muitas doenças. Não há dor do coração, ou dor de estômago.

Também vão adquirir ótima memória, ficarão mais educados porque estarão mais tolerantes, terão capacidade de ganhar mais dinheiro, junto com isso eles irão perceber seus Eus, conceber seus Eus e realizar seus Eus.

Eles não precisam ir a nenhum lugar. Não é requerida nenhuma roupa especial a não ser confortável, para a Kriya Yoga.

Eles devem apenas sentar calmamente por 5 minutos e através da prática da Kriya Yoga eles vão magnetizar sua coluna 7 vezes.

Nós temos 7 centros: do dinheiro, do sexo, da comida, do coração, cervical, do vácuo, o centro da alma, e o poder de Deus no topo. Então eles vão magnetizar a coluna 7 vezes e automaticamente todo poder irá aparecer.

Através da prática desta técnica todo o poder irá para o topo, apenas o soro do leite irá sobrar. Se desnatarmos o leite com máquina, automaticamente todo o creme irá para o topo. Portanto através da prática da Kriya Yoga você pode sentir que o poder de Deus está ativando sempre.

Na Bíblia está escrito que seus olhos devem buscar Deus, caso contrário deve bloquear seus olhos. Mas as pessoas não sentem Deus, com a prática da Kriya Yoga eles podem aplicar a Bíblia nas suas vidas diárias.

Está escrito que suas mãos e pernas devem procurar a Deus. Fazemos o trabalho com as mãos e pernas, mas não sentimos que o poder de Deus está fazendo o trabalho. Pela prática da Kriya Yoga eles sentirão que não são eles que fazem mas o poder de Deus que está sempre puxando a respiração em nós.

É uma técnica muito fácil e simples, através disso eles podem fazer qualquer coisa. 

Deus nos deu 9 orifícios, 9 portas, que são: 2 orelhas, 2 olhos, 2 narinas, a boca, o centro do sexo e o reto - apenas para alegria divina.

Eles também têm os mesmos 9 orifícios, eles não os sentem. Nos seres humanos existe um defeito especial, existe duas narinas. Por isso não obtém a mesma pressão de respiração.

Através da sétima técnica nós podemos mudar toda influência de maus pensamentos. Todos nossos pensamentos estão vindo do lado direito do cérebro, do cerebelo, o lóbulo direito do cérebro, todos os pensamentos vêm de lá.

Então as pessoas estão tendo pensamentos impróprios e elas ficam nervosas, furiosas. Então o lado esquerdo do cérebro, o lóbulo esquerdo, logo acima do ouvido esquerdo é nosso centro da fala, então pela prática da Kriya Yoga você pode melhorar seu campo, seu campo corporal e dentro das sobrancelhas, 4 polegadas para dentro, existe uma glândula chamada de pineal.

Essa glândula nos dá equilíbrio mental, através da prática da Kriya Yoga você conseguirá equilíbrio mental, e com isso seu amor irá florescer, o laço entre dois amigos ficará mais forte e você permanecerá humilde, será altamente qualificado, e o tempo todo estará agradecendo a Deus:

Oh, Senhor! És tão gentil. O Senhor está ativando através de mim e não eu.

Então a Kriya Yoga ajuda as pessoas em todo degrau da vida. Trabalho é adoração. Eles vão realizar o trabalho e vão sentir que estão dando sua oferenda ao trabalho.

Na Kriya Yoga também é isso. No nosso canal da espinha existe sete centros e em seis centros existe 6 meses em ordem ascendente, seis meses em ordem descendente, que é seu horóscopo que está em sua coluna.

Sri Yukteswari conhecia o horóscopo cósmico, ele me ensinou o horóscopo cósmico, pelo poder desta técnica. Esta técnica da Kriya Yoga. Você pode remover a influência ruim dos pensamentos e planetas, pode remover seu destino, pode mudar seus maus hábitos em bons, a desonestidade em honestidade, a escuridão em luz, a ignorância em conhecimento, e você pode perceber constantemente que o poder de Deus está em você.

Você é uma pessoa preciosa, não é um insignificante inseto, você é o poder de Deus.

Esta é a utilidade da Kriya Yoga. Existem muitas, mas temos um tempo muito limitado por isso termino em pouco tempo.

Muito Obrigado.

Quando alguém pratica a Kriya Yoga existe alguma restrição de dieta?

Não, não existe restrição de dieta. Qualquer pessoa come qualquer comida que seja sua dieta.

A única coisa é a comida que você pode digerir, a comida mais fácil e também nas escrituras eles falam coma comida balanceada. Coma moderadamente o que você possa digerir. Durma moderadamente e também se divirta moderadamente.

É requerido apenas que se coma moderadamente, e isso não causa problemas. Muitos estão comendo qualquer tipo de comida, não devo dizer o que não devem comer, não devo dizer que com restrições, não devem comer peixe, carne, ovos.

Para se trabalhar muito, com a inteligência, trabalho de pesquisa, você precisa do cérebro mais afinado, por isso você precisa da comida mais fina.

Você vê nos países ocidentais que a maioria das pessoas que fazem trabalho de pesquisa estão se alimentando bem e assim podem continuar bem o seu trabalho. Por isso na meditação da Kriya Yoga não restringimos nenhuma comida, qualquer pessoa come qualquer comida que seja seu alimento. Não importa.

Antes o Senhor mencionou, drogas e o álcool.

Deve ser limitado

Sim

Deve ser evitado, porque quando as pessoas estão tomando drogas e se intoxicando ficam sem poder mental algum.

Uma pessoa não deve chicotear seu precioso cérebro. Nosso cérebro é a parte vital do corpo. A alma é a primeira coisa importante, se a alma não estiver ali então o cérebro é inútil.

A segunda coisa importante é o cérebro.

A terceira coisa importante é nossa espinha.

A Kriya Yoga está ativando. Nós praticamos, purificando os canais da espinha. Todo o canal da espinha está coberto e através da prática da Kriya Yoga você vai ter uma auto-estrada, de cima até embaixo, e automaticamente o seu ser interior vai ficar imediatamente alerta.

Qualquer pensamento irá chegar. Se for ruim você pode entrega-lo a Deus: 
Oh, Senhor! livre-me dos problemas.

Pela prática da Kriya Yoga você fica alerta, pratique com a máxima perfeição. Um grama de prática é muito melhor do que toneladas de teorias. Eu digo, todos devem ir à igreja, mesquitas, templos, qualquer lugar que gostarem, podem ler todos os livros, a Bíblia, o Corão, Torah, mas ao mesmo tempo devem praticar.

A coisa prática é que vai dar alguma ajuda, a segunda técnica vai dar alguma ajuda, alguma ajuda no equilíbrio da mente.

As pessoas que estiverem bebendo mais bebida alcoólica, estão dando problemas para o fígado. Através da segunda técnica estamos aplicando pressão no fígado e essa pressão não vai só para o fígado, mas para todo lugar.

Através disso, alguns vão conseguir alguma ajuda e não vão ficar doentes. Eu disse antes a cura de muitas doenças. Então a sétima técnica é importante, e a última técnica, da qual falei, as pessoas estão ficando frustradas e pobres, pela prática da terceira técnica, que é chamada jodhi mudra, eles tomarão a respiração como indicado, vão purificar, vão obter algo mais diariamente.

Nós ensinamos as pessoas a sentirem e verem som divino, luz e vibração em 50 partes do corpo. Eles vão ter sensação até mesmo nas unhas, nos punhos, mãos, cabeça. De cima até embaixo eles vão sentir a vibração divina, o som e a luz, em 5, 10 minutos. É uma rara oportunidade a Kriya Yoga.

Eu tenho visitado 9 países e permaneço 9 meses em países estrangeiros. Eu tenho estado ensinando a milhares e milhares de pessoas nesses países estrangeiros.

Algumas já abandonaram a intoxicação e estão obtendo o equilíbrio da mente. É uma coisa muito importante.

A Kriya Yoga é a essência de todas as religiões, e dá resultados matemáticos.

Portanto, através da prática da Kriya Yoga, num período muito curto, eles podem conseguir calma, que é divindade. Também vão conseguir liberação, liberação constante.

O poder de Deus está ativando, eles estarão em atividade, que é o estado de liberação.

Muito obrigado.

Jerry, eu tenho algumas questões para você.

Há quanto tempo você está envolvido, há quanto tempo você foi para a Kriya Yoga?

Conheci o Swamiji 8 anos atrás e recebi a primeira kriya, e venho praticando desde lá.

Como sua vida mudou nestes oito anos?

Foram muitas mudanças, Eu me lembro até mesmo na primeira ou segunda semana de prática, eu estava trabalhando num modelo de computador sobre transportes, e eu me sentei e trabalhei e de repente toda uma solução simplesmente fluiu através de mim.

Fiquei muito mais eficiente no trabalho, meu cérebro trabalha melhor e na minha vida particular descobri que muitos problemas e preocupações que experimentei em minha vida mudaram e desapareceram. Muitos conflitos que tinha diminuíram. Particularmente me sinto bem melhor, emocionalmente não tenho mais tantos altos e baixos, não sou perturbado por tantas coisas agora, sinto muito mais calma, muito mais paz e felicidade e minha vida parece ser muito mais rica.

Eu aprecio muito mais as coisas do que antes, apenas comer a refeição agora é um grande prazer. Também tenho muito prazer em coisas mais simples, não preciso ter tantas coisas excitantes para me deixar mais feliz.

Você parece ser uma pessoa muito calma. Por sinal, Jerry trabalha para o governo. Você notou que sua relação com os colegas de trabalho, pelo lado deles, está melhor?

Definitivamente sim. Eu não fico mais tão perturbado ou chateado pela personalidade das outras pessoas, aceito uma variedade maior de pessoas e me dou melhor. Sou capaz de ter um bom relacionamento com meu chefe, com meus colegas e assim por diante. Houve uma grande melhora de como eu me relaciono com as pessoas.

Ok, temos um ouvinte na linha. Vamos atender o ouvinte e ver o que passa na cabeça de nossos ouvintes. Se você quiser ligar com qualquer pergunta sobre a Kriya Yoga. Bom dia, você está na WNTR.

Sim, gostaria de perguntar. A Kriya Yoga é como a Hatha Yoga?

Não. A Hatha Yoga é alguns exercícios, existem muitos tipos de Yoga. Um deles é a Hatha Yoga. A Hatha Yoga dá a alguém um belo corpo, um bom desempenho físico, pelos quais eles podem fazer mais trabalho. Junto com isso eles conseguem um pouco de espiritualidade, mas a Kriya Yoga não é desse tipo.

Não existe esforço na Kriya Yoga, ela dá apenas calma. A Kriya Yoga permanece dentro da alma, a Ya, está permanecendo dentro da alma, Yoga significa a união entre o corpo e a alma. Isso é a Yoga.

Giga, Atmani, Eva, Oican isso é um corpo e uma alma. Você não pode separar seu corpo da sua alma. Apenas a Kriya Yoga irá habilitá-lo a perceber. Em todo estágio de sua vida a fala que sai de sua boca, é a fala de Deus.

Na Bíblia também está escrito que sua boca não foi feita apenas para o pão, mas que a fala que sai dela é a fala de Deus. Isso é a Kriya Yoga. Também está escrito, fique quieto agora que é Deus e quando você praticar a Kriya Yoga você ficará calmo.

Todo momento poderá experimentar. Não terá nenhuma frustração na Kriya Yoga. Tudo virá. Vícios, crueldade, insinceridade, você poderá remover. Então a Kriya Yoga não é a Hatha Yoga. A Hatha Yoga é uma yoga diferente.

Existe uma grande diferença, a Kriya fornece apenas calma, equilíbrio da mente, afeição e eventualmente as pessoas vão mudar seus hábitos. Vão perseguir bondade e amor e vão sentir constantemente a alegria divina dentro deles mesmos.

Tenho uma pergunta para a ouvinte. Você pratica Hatha Yoga?

Não eu ouvi falar e fiquei interessada em saber o que ele pensa sobre as duas.

Eu penso que você pode fazer as duas. A outra é mais um exercício, não é mesmo?

Sim, qualquer culto, qualquer pessoa, aqueles que receberam a iniciação de seus gurus. O guru vai ser o mesmo Guru, os seus mantras vão continuar os mesmos, nós iremos apenas purificar seus corpos.

Mesmo milhares de Hathas yogues não estão obtendo a verdade, estão apenas conseguindo o estado de extroversão, que é importante para a memória. Mesmo os professores.

Então pela prática da Hatha Yoga, se eles tomarem as técnicas da Kriya Yoga e praticarem ambas eles vão obter divindade. E nós não somos seus Gurus, estamos apenas ensinando e purificando o corpo, as cinqüenta partes do corpo, e depois de purificar o corpo nós damos poder e eles terão a sensação nas cinqüenta partes do corpo, mesmo na unha.

Eu vou perguntar se elas estão tendo alguma sensação nas unhas, artelhos, pés, pernas, coxas, nos sete centros da espinha, mesmo nas juntas dos braços, em todo lugar vão sentir vibração, som divino e luz divina.

Então a Kriya Yoga é a essência de todas as religiões e em todos os 700 anos atrás, quando existia muita corrupção, mesmo na religião, então Deus enviou um monge – de acordo com a época.

Assim o primeiro Guru, Babají, veio ensinar a Kriya Yoga. Ele ensinou essa técnica a Lahiri Baba. Este deu a técnica a Sri Yukteshwarji, eu recebi a iniciação de Sri Yukteshwarji.

Eu estou ensinando a técnica original que foi ensinada por Lahiri Baba e Sri Yukteshwarji. E essa é uma técnica genuína, que num período curto as pessoas vão conseguir vibração divina. Eu também fui iniciado por Paramahansa Yoganandagi, recebi a segunda Kriya dele.

Estou dizendo que pela prática desta técnica rápida, não existem formalidades, você não é obrigado a vestir uma roupa em especial, não é obrigado a ostentar nada, você apenas senta calmamente e iremos purificar seu corpo e em 5 a 10 minutos você vai conseguir ouvir o som divino, vibração e luz.

Especialmente vibração, em 5 minutos. Não estou exagerando, existem alguns milhares que estão recebendo de muitos outros gurus, aqueles que estão realmente procurando, muitos estão vindo e estão conseguindo, e eles estão tão felizes e tão agradecidos. E estão meditando muito bem.

Muito Obrigado.

Obrigada

Obrigado por chamar. Nosso número é 588-0111 e para nos entendermos um pouco mais na pergunta, você diz de 5 a 6 minutos para atingir esse estado. Uma vez por dia, de 5 a 6 minutos, realmente melhora sua vida?

Se você tocar a corrente elétrica num fio desencapado você irá sentir imediatamente a corrente elétrica no corpo todo. Quando você vai ao posto de gasolina não fica ali 5, 6, 7, 10 ou 12 minutos. Você fica ali apenas por um curto período.

Sua comida é preparada por um longo tempo mas você a come em pouco tempo. Qualquer disposição, como a raiva que não fica por mais do que 5 ou 6 minutos, paixão não é por um período longo, raiva, orgulho, tristeza, mágoa, tudo, têm uma curta duração.

Então, se alguém disser que está meditando o dia todo, vou dizer que ele não está meditando o dia inteiro, porque é impossível. Somente 5 minutos, você coloca gasolina em 2 minutos e dirige seu carro o dia todo e vai para seu destino.

Da mesma maneira a Kriya Yoga na sua vida prática, é uma forma natural, é a lei da natureza que você vai ver, mas também vai sentir que você é Deus.

Está escrito na Bíblia.

Você vai ouvir. Mas quem está ouvindo? Até que o poder de Deus empurrar a respiração você não pode ouvir, isso é Kriya Yoga. Então constantemente você ficará alerta, isso é Kriya Yoga. Vai dar um sentido positivo na sua vida.

Até o poder de Deus empurrar a respiração você não pode ouvir. Isso é Kriya Yoga.

Então você vai conseguir estar constantemente alerta. Essa é a Kriya Yoga. Ela vai te dar a ajuda necessária na sua vida mas você precisa buscar verdadeiramente. Mas eles devem praticar diariamente 5 minutos.

Deve ser todo dia?

Todo dia, de 5 a 10 minutos.

(Jerry) Posso acrescentar algo, swamiji?

Algo que também fazemos, nós praticamos a meditação diariamente de 5 a 10 minutos, mas através desta prática – a meditação – nós aprendemos como trabalharmos com nossa mente de maneira diferente durante o resto do dia.

Assim procuramos manter o equilíbrio da mente que você obtém com a meditação em tudo que fazemos na nossa vida diária.

Então não é que você medita 5 minutos e então esquece totalmente disso. Sua mente começa a ficar mais calma e você começa a levar a meditação para todas suas atividades diárias.

Ainda temos algum tempo sobrando se quiserem fazer alguma pergunta para o Swamiji ou para Jerry Peedbody.

A discussão de hoje envolve algo que francamente nunca ouvi falar antes. Ouvi falar de ramos da Yoga, mas nunca da Kriya Yoga e acho que estamos aprendendo bastante sobre ela.

Gostaria de voltar sobre questões da Kriya Yoga que talvez não tenhamos tocado.

Nos países ocidentais, tais como os USA, a Inglaterra e quaisquer das nações ocidentais, as pessoas estão ocupadas, e eles ficam muito extrovertidos, eles andam muito, fazem muitas coisas. Pode a Kriya Yoga ajudar essa condição?

O estado de extroversão não é possível se o morador interior não estiver em cada ser humano. O estado de extroversão vem do estado de introversão que é a alma que reside dentro no centro.

Então as pessoas podem estar muito ocupadas, mas não podem estar ocupadas sem a alma. Então se não souberem que o próprio Eu está fazendo o trabalho, então suas vidas são miseráveis, não têm dinheiro, ficam muito frustradas, magoadas, insatisfeitas, desanimadas, então elas estão infelizes.

Mas se eles conhecerem seu próprio morador interno irão permanecer no estado de extroversão. Vão sentir que todo poder está vindo do estado de introversão que está no interior, na alma. Então todo mundo pode estar muito ocupado mas deve praticar essa técnica por 5 ou 10 minutos. Existe muito tempo, o dia tem 24 horas, e eles podem despender apenas 10 minutos, o que não é mal, e estarão no caminho da realização de Deus, paz, bem-aventurança e alegria.

E nós estamos no estado de extroversão, e muito ocupados no trabalho, apenas para a felicidade, paz e bem-aventurança. Mas ninguém está tendo paz, bem-aventurança e alegria, e através da prática da Kriya Yoga eles irão sentir que a paz interior permanece na alma.

Então a alma é o único que faz. Então eles serão ricos, não importa. Irão ganhar muito dinheiro, (podem ser doutores ou engenheiros), vão permanecer no estado de extroversão, mas vão perceber que o poder de Deus está fazendo trabalho para eles e assim eles vão obter felicidade, felicidade verdadeira. Vão obter a auto realização, junto com isso eles podem ter o poder de Deus, podem trabalhar bem no mundo material.

Então você se encaixa perfeitamente no modo que o país está indo e ainda possui essa calma, é muito interessante.

Nós temos um ouvinte na linha e vamos falar com ele. Bom dia você está na WNTR.

Bom dia. Desculpe, não pude sintonizar a rádio antes. Qual a conexão que existe entre Yoga e cada religião?

Eu acho que nós respondemos isso antes, Não existe nenhuma conexão com alguma religião específica, mas existe conexão com todas as religiões.

Eu pensei que fosse com o Hinduísmo.

Não, não mesmo.

Obrigada.

Como ouvintes começam a sintonizar agora acho que nós podemos expandir um pouco mais sobre isso, apesar de termos tocado nesse assunto antes.

Nós iremos chegar ao divino Deus através de qualquer processo, existem 108 tipos de yoga, muitos tipos de religião e todos estão praticando mas não estão obtendo calma.

Quando eles sentam para meditar eles ficam muito agitados, (num estado de extroversão), e eles têm orgulho, crueldade, frustrações e mágoas. Isso não é meditação, isso é simples perda de tempo.

E eles não mudam sua disposição, eles continuam com a mesma raiva, mesmo orgulho, mesma crueldade. Eles não estão conseguindo nada.

Através da prática da Kriya Yoga eles irão conseguir a calma, que é divindade, e, com isso eles vão sentir Deus. O que quer que você seja. Se você for cristão, vai sentir que Jesus está ativando através deles.

Aqueles que estiverem adorando Moisés ou Daniel, eles também podem fazer. Se qualquer hindu praticar a Kriya Yoga eles podem seguir sua própria religião. Então essa é a auto-estrada de toda religião.

E qual é a auto-estrada de toda religião? Toda religião ensina como obter calma. A Kriya Yoga é a auto-estrada para obter calma e calma é divindade.

Então esta é a relação entre todas as religiões e a Kriya Yoga.

Então você não tem nenhuma restrição. Então quando você diz que não tem nenhuma restrição de dieta isso significa que se sua religião tem alguma restrição de dieta e você se envolve com a Kriya Yoga, isso não afeta sua religião em nada.

Estou falando, alguns milhares de Sufis, alguns milhares de Cristãos, milhares de Hindus de todas as religiões, de vários Deuses, têm vindo a mim. Aqueles que estão recebendo, aqueles que são sinceros, aqueles que querem calma, aqueles que querem a verdade, a realidade, paz, bem-aventurança, alegria. Eles devem realmente vir.

Mas aqueles que não querem não podem vir. Eu quero dizer que a Bíblia deve estar na sua vida diária. Você deve aplicar a Bíblia na sua vida diária. 

O que está escrito na Bíblia? Eu disse antes: que suas mãos devem procurar Deus, seus olhos devem procurar Deus, suas pernas devem procurar Deus e não pense que seu corpo é Deus, mas é o templo de Deus, mas Deus através da prática da Kriya Yoga vai te dar a maneira de perceber que ele é real, ele está ativando em todo universo.

Pela prática da Kriya Yoga você pode ter o sabor de Deus. Eu estou purificando o corpo, eu estou dando o poder que está em mim, mas com o poder dado estou purificando todo o corpo, é uma oportunidade rara. É uma oportunidade que não deve ser negligenciada porque pode não voltar nunca mais.

Vou ficar aqui amanhã e depois.

Estamos mais sem tempo se você quiser contatar a Kriya Yoga, chame a estação e daremos os detalhes.

Entrevista ao vivo com Paramahansa Hariharananda, 
gravada em Washington DC em 16/07/1985 com a WNTR.


VOLTAR