AMOR, ORDEM E PROGRESSO


A expressão "Ordem e Progresso" é utilizada como lema na Bandeira Nacional do Brasil. Este é o lema nacional da República Federativa do Brasil a partir do momento de sua formação. A expressão "Ordem e Progresso" é a forma abreviada do lema político do positivismo, de autoria do positivista francês Auguste Comte.

O lema completo é:

"O AMOR POR PRINCÍPIO E A ORDEM POR BASE; O PROGRESSO POR FIM".

Em francês: “L'amour pour principe et l'ordre pour base; le progrès pour but”.

Seu sentido é a realização dos ideais republicanos: a busca de condições sociais básicas, como o respeito aos seres humanos, salários dignos etc.. e o melhoramento do país em termos materiais, intelectuais e, principalmente, morais.

Contudo, vemos que a palavra mais importante deste lema, aquela que impulsiona as seguintes, foi deixada de fora: o AMOR

O Lema do Positivismo e a Chama Trina do Sagrado Coração

O AMOR – representado pela chama ROSA: demonstra a importância de que cada cidadão sirva ao seu próximo, com respeito e honestidade.

A ORDEM – representado pela chama AMARELA: demonstra a organização, a disciplina e o respeito à hierarquia.

O PROGRESSO – representado pela chama AZUL: demonstra o avanço positivo em direção à vitória, a melhora da qualidade de vida e a união dos cidadãos.

As três palavras representam a Chama Trina do Amor, da Sabedoria e do Poder de Deus. Porém, falta a chama do amor em nosso lema, em nossa bandeira, e isso é uma mutilação ao lema tradicional. O Amor é o principio agregador, que move a Ordem e o Progresso. Como podemos ter ordem sem amor? Como podemos ter progresso sem ordem?

Paulo R. Simões
do site:
www.eusouluz.com.br


Foto do quadro “Pátria”, de Pedro Bruno, 1919, representa a confecção da primeira Bandeira do Brasil. Pertence ao acervo do Museu da República, no Rio de Janeiro. 


Ao utilizar nossos textos, indique sempre o web site - www.eusouluz.com.br


Copyright © Paulo Rodrigues Simões - 2004 - Todos os Direitos Reservados - Autorizamos a reprodução do conteúdo desta página em outras páginas da web,  para fins de estudo, exclusivamente. Porém, comunicamos que as nossas obras estão protegidas pela lei dos direitos autorais, o que nos reserva o direito de exigir a indicação dos nomes dos autores e a  fonte das obras utilizadas em estudos.


Voltar