POR QUE É IMPORTANTE MEDITAR COM FREQUÊNCIA


- por Maria Lúcia Vieira

Este texto não tem o propósito de ensinar um método de meditação, mas sim, de mostrar ao buscador, como é importante meditar e, necessário para a nossa evolução espiritual.

Quando oramos, nós falamos com Deus, quando meditamos, ficamos receptivos para ouvir a intuição divina.

Durante anos e anos eu tentei praticar diferentes técnicas de meditação, sem sucesso. Cheguei a pensar que isto era coisa para os orientais, e não para nós aqui no ocidente, tão familiarizados que somos com a prece, a oração e os decretos, enfim, o poder da palavra.

Frequentei reuniões do Zen Budismo e de várias outras correntes do Budismo, em São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba; meditei com a Self Realization de Paramahansa Yogananda, com o SIN, Sociedade Internacional de Meditação; passei três semanas em um mosteiro Budista em Katmandu no Nepal, meditando, praticando com os meninos estudantes no templo; meditei no Ashram Hindu, de Sivananda, no sul da Índia, em Trivandrum, durante um mês.

Mesmo assim, continuava sem o domínio da técnica da medição. Não digo isso para desanimar vocês, mas sim, para mostrar que não é necessário andar correndo atrás, para todos os lados, para encontrar a luz que realmente brilha no seu interior.

Jesus disse: “o reino de Deus não é alguma coisa que esteja aqui, ali, ou acolá. O reino de Deus está dentro de você”. Somente a verdade o libertará, e a verdade está no seu interior.

São inúmeras as qualidades que a meditação proporciona ao nosso corpo, mente e alma. Ela traz serenidade imediata à nossa mente e emoções, e isso representa saúde física.

Sabendo que as doenças, ou a maioria delas, têm início nas diversas tribulações mentais, faz sentido crer que a pratica da meditação contribuirá muitíssimo para uma saúde plena.

Com a pratica vamos conquistando tranquilidade, serenidade, aceitação do que é, não reação, até a conquista da paz, paz profunda... até o nosso coração se tornar inabalável, seja qual for o acontecimento em nossas vidas!

Então estaremos aptos para atender a recomendação de Jesus, quando disse: “Que não se perturbe o vosso coração”.

Assim, nada, nada mesmo, mal algum poderá atingir aquele indivíduo que permanecer imperturbável diante de ataques, problemas, surpresas desagradáveis e até mesmo tragédias.

Teremos aceitação para o que não podemos mudar e sabedoria para tomar decisões corretas e mudar aquilo que deve ser mudado. A sabedoria vem pela elevação de consciência e controle mental, pois mantendo a serenidade, aumentamos a percepção da nossa realidade divina.

O que mais me entusiasma na meditação é saber que ela é uma poderosa ferramenta para anular o ego, ou melhor dizendo, enfraquece-lo, dia a dia, momento a momento enquanto meditamos.

Como assim? Pense bem: existe algo mais importante ou mais poderoso em sua vida do que a própria vida que Deus lhe deu? Família, saúde, missão, tudo é importante, mas sem a vida, nada existiria, concordam?

A cada segundo a vida está penetrando em você através da respiração... todas as técnicas de meditação ensinam a prestar a atenção na respiração (vida).

Bem, o ego alimenta-se das nossas negatividades mentais e emocionais, ou seja, quando estamos vivenciando o passado, ou o futuro com pensamentos de culpa, remorso, magoas do passado; ou medo, e apreensão pelo que possa ocorrer. Isso é tudo de bom para o ego humano, um alimento que o fortalece.

Porém, a cada momento que prestamos a atenção em nossa respiração, que está entrando, entrando, entrando... e saindo, saindo, saindo, ... nesse exato momento..., o ego está anulado, porque ele não suporta o agora, o presente, porque ele vive no passado e no futuro. E quando você está no presente, você não está ausente, você está sim..., consciente.

Todos os erros que cometemos é por estarmos ausentes, vivendo nesse nível de inconsciência.

Como Praticar a Meditação:

Com pequenas diferenças, todas as técnicas de meditação ensinam a mesma coisa, ou seja: sente-se de uma forma confortável, não precisa ser de pernas cruzadas, sentado em uma almofada, porém, é necessário manter a coluna e o queixo eretos.

E então, preste a atenção na respiração entrando, entrando, entrando... e saindo, saindo, saindo... o pensamento tentará voar para todos os lados, mas não se incomode, não se irrite... pense... “a mente escapou, vou traze-la de volta...”

A mente pode ser a nossa mais poderosa inimiga, ou a mais poderosa amiga... Meditar é como domar um cavalo xucro. Precisamos ser pacientes e persistentes, como um bom domador. Com amor, constância e disciplina, venceremos. Alguém disse que dominar a mente é como laçar o vento; mas... é possível.

Depois de tanta busca e tanto insucesso, agora, estou perfeitamente adaptada à meditação Vipassana, orientada por SN Goenka.

Gosto muito da meditação Anapana, você pode encontrar vários vídeos com aulas no Youtube. Escolhi este para facilitar a busca de vocês: Em mp4 ou pelo YouTube

Você escolhe o método que se adapta ao seu temperamento e conveniência. Talvez um centro budista próximo a sua residência, ou ensinamento pela Internet, ou algum curso de meditação. Anapana é o início para praticar Vipassana.

O importante para atingir a meta que desejamos, é começar..., é dar o primeiro passo, e com frequência diária...

Que eu possa partilhar a minha paz e harmonia com vocês, e que vocês possam ser muito felizes e livres....

Maria Lúcia Vieira


Voltar