DICIONÁRIO ESOTÉRICO


 
PALAVRAS :

SIGNIFICADO :

Cabala

Do hebraico qabbalah, 'tradição', t. aplicado à interpretação do Velho Testamento, pelo lat. med. cabbala; A sabedoria oculta dos rabinos judeus da idade média, derivada de doutrinas secretas mais antigas, concernente a cosmologia e a coisas divinas que se combinam para constituir uma teologia depois da época do cativeiro dos judeus na babilônia; Tratado filosófico-religioso hebraico, que pretende resumir uma religião secreta que se supõe haver coexistido com a religião popular dos hebreus; O conteúdo desse tratado, particularmente a decifração de um sentido secreto da Bíblia e uma teoria e um simbolismo dos números e das letras.

 

Caduceu

 

Bastão com duas serpentes enroscadas com duas asas na extremidade superior, suas caudas encontram-se embaixo e suas cabeças aproximam-se na parte superior. (insígnia do Deus Mercúrio ou Hermes, Deus da Sabedoria, correspondendo a Thoth – mensageiro dos deuses) Esta insígnia foi adotada como símbolo da medicina a partir do século IV.

 

Câmara Secreta do Coração

A câmara secreta do coração é o templo do seu Eu Superior dentro de seu Chakra do coração. (Veja chama trina).

 

Canalização

Um processo segundo o qual uma pessoa (o "canal"ou "cavalo") é tomado por uma entidade espiritual do astral que fala e atua através dela. Isto é altamente prejudicial ao humano que permite o controle do corpo por entidades astrais. A perda do ectoplasma é apenas um dos males de tal prática. 

 

Carma

Do sânscrito Karman, nominativo Carma, ato, feito, trabalho; conjunto das ações dos homens e suas conseqüências; poder que controla todas as coisas; ação e os efeitos provenientes da ação; a lei de causa, efeito e retribuição, também chamada de lei do circulo, que decreta que tudo o que fazemos faz um circulo completo voltando a nós para ser resolvido; Paulo disse "Pois aquilo que o homem semear, isto também ceifará" Galatas 6:7; Newton observou, "Para cada ação existe uma reação igual e contraria"; a lei do Carma causa a reencarnação da alma para resolver suas ações pendentes. O "destino" do indivíduo é determinado por seus pensamentos, sentimentos, palavras e atos em vidas passadas; o Carma tanto pode ser positivo como negativo; há o Carma de mérito e o Carma de demérito; o Carma não castiga nem recompensa, o Carma educa; o Carma é uma energia qualificada pelo ser humano que volta multiplicada, o Carma positivo e o negativo retornam para o ser que o causou, em doses diárias de acordo com os Senhores do Carma.

Entre as varias divisões do Carma individual e coletivo destacamos três:
1- Carma Acumulado ou Latente: que é constituído por múltiplas causas que vão sendo acumuladas no decurso das vidas passadas e que não pode ter realização imediata. O Carma positivo e negativo acumulado exterminaria o indivíduo se o recebesse de uma só vez. "A cada dia basta o seu mal", Mat. 6:34.
2- Carma Ativo: cujos efeitos se manifestam no nosso dia a dia.
3- Carma novo: É o que resulta das nossas atuais e diversas atividades. O Carma se manifesta na aura magnética do indivíduo.

Confira a nossa página sobre a  "Chama Violeta" para ajudar a consumir o carma negativo que vem para o individuo todas as manhas  ao nascer do Sol. Se utilizarmos a Chama Violeta para consumir o carma logo pela manha, estaremos nos limpando de energias que magnetizariam problemas por todo o nosso dia. 

 

Carma Coletivo

Resultado da ação de um grupo de pessoas em comum acordo. ex: carma político, profissional, religioso, militar, nacional.

 

Chakra

Em sânscrito significa roda/ circulo. São centros de luz e energia ancorados no corpo etéreo do indivíduo.

Governam o fluxo de energia Divina enviada para a manifestação dos quatro corpos inferiores do ser humano. Existem sete Chakras principais maiores que correspondem aos sete raios, cinco Chakras secundários menores que correspondem aos cinco raios secretos e um total de 144 centros de luz no corpo do ser humano.

Os Chakras são invisíveis a visão humana, sendo possível vê-los apenas com o 3º olho ou Chakra da 3ª visão. 

 

Chama Gêmea

A contraparte feminina ou masculina da alma, concebida pelo mesmo corpo do fogo branco, o ovóide flamejante da Presença Eu Sou.

 

Chama Violeta

Aspecto do Sétimo Raio do Espírito Santo. O Fogo Sagrado que transmuta a causa, o efeito, o registro e a memória do passado e o Carma negativo. Também chamada de a Chama da transmutação, da liberdade e do perdão divino.

A Chama Violeta é uma grande dádiva de Deus. Foi liberada na década de 30 para contrabalançar o ciclo negro - KALI YUGA - em que vivemos agora.

Toda Era tem seu período de nascimento, crescimento, desenvolvimento, apogeu e decadência. Para entender a maravilhosa ação do Espírito Santo através da Chama Violeta, precisamos entender um pouco do atual momento cósmico em que vivemos e também sobre a lei do Carma. Só assim poderemos avaliar o significado desta tremenda dádiva dada por Deus, " A Chama Violeta ".

Confira a nossa página sobre a  "Chama Violeta" para ajudar a consumir o carma negativo que vem para o individuo todas as manhas  ao nascer do Sol.

Ao utilizarmos a Chama Violeta para consumir o carma logo pela manhã, estaremos nos limpando de energias que magnetizariam problemas por todo o nosso dia. 

 

Chama-Trina

Também chamada de tripla, tríplice e tripartida; a Chama do Cristo; a centelha da vida que se encontra ancorada no Chakra do coração dos filhos e filhas de Deus; a Chama Trina da sagrada trindade do Poder, da Sabedoria e do Amor de Deus;

A energia  pura e cristalina que desce  pelo cordão de cristal, diretamente de Deus para seus filhos, a manifestação do Fogo Sagrado de Deus que é o fogo puro e branco, que vem a ser a base da chama trina/ tríplice. A Chama Trina tem a base branca, Amarela no centro, Rosa à direita e Azul a esquerda. A consciência Cristica é a realização da ação equilibrada do Poder do Pai , da Sabedoria do Filho, do Amor do Espírito Santo e da pureza da Mãe, através da Chama Trina equilibrada no interior do coração; 

Se esta chama que queima no coração do homem se apagar, ele perde a criatividade Divina, deixando de ser co-criador com Deus.

 

Chapéu de Bruxa

O chapéu de bruxa tem a forma de um cone amassado e é muito utilizado por magos negros. (veja também - chapéu de cone), O Cone amassado abaixa a vibração de quem o utiliza, deixando-o em contato mental com seres de baixa vibração.

Esta é uma forma imperfeita e deformada. Utilizado também por duendes e gnomos, mostra a triste realidade por que passam estes seres que estão em constante evolução, e como os humanos, alguns estão equivocados e utilizam formas imperfeitas ao se espelharem em pessoas erradas.

 

Chapéu de Cone

O chapéu de cone é muito utilizado na magia branca e na meditação. A forma do cone é considerada como a pirâmide perfeita, de base circular ou elíptica que diminui uniformemente seu diâmetro, terminando em ponta. As energias que se colocarem dentro desta forma geométrica serão elevadas a um só ponto, o que faz com que se elevem as vibrações e com isto a capacidade de comunicação com os seres etéreos.

O Mago Merlin foi o seu usuário mais fervoroso, as fadas também se utilizam deste recurso. Você pode se perguntar como é que seres de alta vibração podem necessitar  de um chapéu de cone,  acontece  que todos estão em constante elevação e quanto mais elevada for a sua vibração, mais ela se elevará dentro desta forma ou na utilização deste chapéu.

Outro uso famoso e conhecido do chapéu de cone, eram os professores de algumas escolas que colocavam o cone na cabeça dos alunos menos inteligentes e chamavam de chapéu de burro, o que era um erro, pois o professor não sabia a realidade por detrás desta cultura milenar e ao tentar ridicularizar o aluno, estava ajudando-o a ficar mais inteligente.

 

Chela

A palavra "Chela", escrevia-se cheta (ceta) ou cheda (ceda) e significava servo, escravo, discípulo. Confira a aula no link: chela.htm

 

 

Chi

Energia universal, força vital.

 

Chohan

Palavra que em tibetano significa Senhor ou Mestre; Chohan designa um chefe. Cada um dos sete raios é chefiado por um Chohan, a quem cabe focalizar a consciência Crística do respectivo raio. (ver Maha Chohan.) Veja também, Senhores dos sete raios.

 

Cidade Quadrangular

A Nova Jerusalém; arquétipo da idade de ouro, cidades etéreas de luz, que existem  até hoje no plano etéreo (no céu) e esperam ser trazidas à manifestação física (na terra). São João Evangelista viu a descida da cidade santa como  a imaculada geometria daquilo que será e hoje é nas esferas invisíveis dá luz: "vi também a Santa cidade, a Nova Jerusalém, que Deus descia do céu".

Assim, para que esta visão e profecia seja realizada, Jesus ensinou-nos a orar com a autoridade e da palavra falada, "faça-se teu reino na terra assim como no céu!" metafisicamente falando, a cidade quadrangular é a mandala dos quatro planos e dos quadrantes do universo da matéria; os quatro lados da Grande pirâmide da consciência de Cristo, focalizada nas esferas da matéria.

Os doze portais constituem entradas que para a consciência do Cristo, definindo as linhas e níveis das iniciações por ele preparadas para seus discípulos. Os doze portais são as portas abertas para as doze qualidades do Cristo cósmico, sustentadas pelas doze hierarquias solares (que são emanações do Cristo Universal) em prol de todos que são investidos com o amor ardente e avassalador do Espírito, todos que, pela graça, "entram pelas portas dele com louvor, em seus átrios com hinos".

Almas não ascensas podem invocar a Mandala da cidade quadrangular para realização da consciência crística, assim no alto como embaixo. A cidade quadrangular contém a matriz da identidade solar (alma) dos 144.000 arquétipos dos filhos e filhas de Deus, necessários para concentrar a totalidade divina de sua consciência em uma determinada dispensação. A luz da cidade irradia-se da presença do Eu Sou; a do cordeiro, o Cristo cósmico, a partir do Cristo Pessoal. As jóias são os 144 focos de freqüência da luz, ancoradas nos chakras do Cristo Cósmico.

 

Ciências Ocultas

Ciências herméticas ou esotéricas - ver esoterismo ou ocultismo.

 

Cinturão Eletrônico

Os momentuns do carma não transmutados que giram em torno do “núcleo” do eu sintético (ou mente carnal) formam um “cinto eletrônico” de energia mal qualificada em torno da parte inferior do corpo físico. Começando no plexo solar, e descendo em espiral negativa até abaixo dos pés, este acúmulo de criação humana cria um campo de força denso sob a forma de um tímpano.

Tido como domínio do subconsciente ou do inconsciente, o cinto eletrônico contém os registros do carma não redimido de todas as encarnações da pessoa. A cada dia, segundo a lei dos ciclos, certa parcela desta energia regressa ao individuo para ser transmutada.

 

Circulo

O círculo é uma mandala de defesa. O círculo de luz ou de fogo para proteção é muito utilizado pelos guardiões da chama. Símbolo universal do infinito do universo, sem principio nem fim, da totalidade. É conhecido como "o olho fechado de Deus"; circulo com um ponto no centro - conhecido como "o olho aberto de Deus", é símbolo da primeira manifestação divina ou do princípio criativo divino.

O círculo dividido - quando dividido por uma reta  horizontal, representa a primeira divisão do princípio divino em duas polaridades opostas e complementares. Uma Alfa e outra Omega.

Circulo com Cruz no interior - símbolo do momento da criação, quando o princípio masculino impregna o feminino. Círculo com triângulo no interior - simboliza o ternário divino, ou princípio espiritual, dentro da totalidade. Círculo com um quadrado no seu interior - representa o princípio material ou quartenário dentro da totalidade.

 

Coda

É a seção conclusiva de uma composição (sonata, sinfonia, etc.) em que há repetições. (fonte - Aurélio)

Utilizamos em alguns decretos, na parte final do comando de luz. Nesta hora, a afirmação muda de tom e sai do ritmo comum ao restante do comando.

 

Conceito Imaculado

O conceito puro ou imagem da alma mantida na mente de Deus; Qualquer pensamento puro mantido por uma parte da vida em prol de outra parte da vida. Ingrediente fundamental de todo experimento alquímico, sem o qual não se alcança o sucesso. 

Capacidade de manter a imagem do padrão de perfeição a ser precipitado, para ter a visão total do projeto, para traçar uma imagem mental, retendo-a e preenchendo-a com luz, amor e alegria – estas são as chaves para a ciência do conceito imaculado ensinado pela Virgem Maria e pelo Mestre Alquimista Saint Germain.

O exercício da visão interior através do 3º olho constitui um processo de purificação, por meio do qual, como disse Jesus “a candeia do corpo são os olhos, de sorte que se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz” – isto é, cheio da Presença iluminadora do Cristo.

“Deus é o supremo praticante da ciência do conceito imaculado. Por mais distanciado que esteja do homem e de sua individualidade, Deus sempre vê o homem à imagem da realidade na qual ele criou.

Esta ciência do conceito imaculado é praticada por todos os anjos do céu. É esta a lei que está escrita nas entranhas do homem, conhecida pela essência de seu coração, embora obscura na memória de sua mente exterior. Baseia-se na visualização de uma idéia perfeita que então se torna um imã que atrai as energias criativas do Espírito Santo para seu ser, a fim de cumprir o padrão mantido na mente.

Deus no céu e a Mãe divina na Terra, formam a polaridade alfa-ômega necessária para que possamos desenvolver a vontade divina da perfeição manifestada a qualquer momento em nossas vidas.

A consciência, "alma do indivíduo", utiliza o chakra da 3ª Visão, com a boa imaginação mental, para magnetizar a energia da perfeição do chakra da Coroa "consciência do Pai", diretamente para o chakra da base, "consciência da Mãe", responsável pelas manifestações físicas.

Pense e medite, "mantenha a visão imaculada da perfeição" sobre o serviço ao próximo, o bem, o belo, a ordem e o progresso, e assim, a mágica da manifestação passará acontecer em sua vida e na vida de seus irmãos na luz!

Manter-se vendo notícias, novelas e filmes ruins, ou, andar com pessoas negativas que só sabem reclamar da vida, impede a manifestação do conceito imaculado em sua mente, anulando a descida da energia do magneto divino, que permite a manifestação da perfeição. (f)

 

Cone

A forma do Cone é considerada como a pirâmide perfeita, de base circular ou elíptica que diminui uniformemente seu diâmetro, terminando em ponta. As energias que se colocarem dentro desta forma geométrica serão elevadas a um só ponto, o que faz com que se elevem as vibrações e com isto a capacidade de comunicação com os seres etéreos. Ver também "Chapéu de Cone"

 

Congregação

Ato ou efeito de congregar; assembléia; reunião; grupo de religiosos com determinado fim ou ideal. A união faz a força, razão pela qual a congregação de religiosos para trabalhos de purificação, invocação, defesa, estudos, integração e intercâmbio de informações são de grande valia.

 

Conhecimento

Ato ou efeito de conhecer; Idéia ou noção; informação, noticia, ciência; discernimento, critério, apreciação; consciência de si mesmo. Razão para a existência, o indivíduo nasce para evoluir seus conhecimentos sobre as leis da vida e do universo, mesmo que venha a involuir em suas existências. A alma se alimenta do conhecimento e evolui. Saber não é conhecer, o conhecimento se adquire com a incorporação do saber em atos e palavras.

 

Consciência

A noção de ser e estar; senso de certo e errado; a consciência não se limita a tempo nem a espaço pois ela pode se expandir à totalidade do cosmo. Veja também,  "Alma"

 

Consciência Cósmica

Consciência que Deus tem de si mesmo no cosmo e como o cosmo; Consciência que o homem tem de si mesmo conforme ele vive, se movimenta, e é no interior das esferas da alta percepção cósmica de Deus. A consciência de si mesmo cumprindo os ciclos do cosmo em e através do grande Eu divino; a consciência do Eu como parte de Deus nas dimensões cósmicas; realização das iniciações através das bênçãos do Cristo Cósmico que conduzem à alto-realização divina no ser universal.

 

Consciência Crística

A consciência ou percepção do Eu do indivíduo no Cristo e como o Cristo; realização de um nível de consciência coincidente com aquele que foi realizado por Jesus ao atingir a cristicidade. A consciência cristica é a realização da ação equilibrada do poder, sabedoria e amor divino e da pureza da Mãe, através da Chama Trina equilibrada no interior do coração; Ao atingir a consciência cristica o indivíduo passa a reconhecer o Pai e a Mãe divinos, e consecutivamente é também reconhecido como filho legitimo e completo no ser e estar divino. Ou seja poderá ver Deus e ser visto.

 

Consciência de Deus

A consciência, ou percepção, do verdadeiro Eu como manifestação de Deus; A consciência do EU SOU O QUE EU SOU ou da Presença do EU SOU, em, através, e além de si mesmo na manifestação universal; capacidade de manter a percepção consciente de Deus, como Onipotente, Onisciente e Onipresente, onde quer que alguém, como ser, seja e declare na plenitude da luz, "Eis que por que tu és, EU SOU".

O estado de Mestria pessoal divina, por meio do qual se mantém esta vibração na totalidade divina do principio de Alfa-Ômega nos planos do Espírito - Matéria. O plano da consciência de Deus é o reino de Deus. E todos que nela habitam (além das esferas terrenas/ celestiais) constituem verdadeiras extensões da própria consciência de Deus - que apenas são suas na mais alta expressão do amor.

 

Consciência de Massa

A consciência coletiva da humanidade; O inconsciente coletivo da raça; O menor denominador comum da consciência coletiva da humanidade, vibrando no nível do plano astral. A mente de massa é a mente coletiva, programada da humanidade.

 

Consciência Humana

A consciência que esta ciente do "eu" como humano. limitado, mortal, caído, pecaminoso, sujeito aos erros e as paixões dos sentidos. A sensação de não ser capaz. A impressão de que tudo é externo a ele e nada no seu interior.

 

Conselho Cármico

Os oito Mestres Ascensos que compõem o conselho do carma, que ministra justiça à este sistema de mundos, aplicando o carma, misericórdia e julgamento para cada corrente de vida. Todas as almas passam diante do conselho cármico antes e depois de cada encarnação na terra, recebendo a sua missão e cota cármica para cada existência, antes do seu inicio e prestando conta do desempenho na sua conclusão.

Por intermédio do guardião dos pergaminhos e dos anjos do registro, os senhores do carma consultam o registro completo das encarnações de cada alma na terra. Assim determinam quem deve encarnar , quando e onde. Enviam almas para famílias e comunidades medindo o carma que deve ser transmutado.

Em conjunto com a Presença do EU SOU individual e do Santo Cristo Pessoal, o conselho do carma determina quando a alma conquista o direito de se libertar da roda viva cármica dos nascimentos.

Seus nomes e raios que representam são : 1º Raio, Grande Diretor Divino; 2º Raio, Deusa da Liberdade; 3º Raio Mestra Ascensa Nada; 4º Raio Elohim Cyclopea; 5º Raio Palas Athenas; 6º Raio, Portia, Deusa da Justiça; 7º Raio, Kuan Yin, Deusa da Misericórdia; 8º Raio, Vairoshana, Dhyani Buda.

Os Senhores do Carma se reúnem no retiro do Royal Teton duas vezes ao ano, no solstício de inverno e de verão, para rever petições da humanidade não ascensa e assegurar dispensações. 

Estas petições devem ser escritas à mão e queimadas em ritual de entrega dirigidas aos Senhores do Carma nos dias 30 de junho e 31 de dezembro de cada ano.

 

Conselho de Darjeling

Conselho da Grande Fraternidade Branca, composto pelos Mestres Ascensos e discípulos não ascensos, presidido por El Morya, o seu chefe, cujo quartel general situa-se em Dargeling, Índia, no retiro etéreo do Mestre.

São membros: Virgem Maria, Kuan Yin, Arcanjo Miguel, Grande Diretor Divino, Serapis Bey, Kuthumi, Djwal Kul e vários outros, cujo objetivo é treinar as almas para o serviço mundial no governo e economia divina, por meio de relações internacionais e do estabelecimento do Cristo interior, como alicerce para a religião, educação e retorno à cultura da era de ouro na musica e nas artes.

 

Conversão  

Voltar-se totalmente. Convergir a atenção para o centro do ser, para o Deus interior. 

 

Coração de Diamante

Concentração dos fogos Sagrados da vontade de Deus, que se une com uma matriz de diamante nos corações dos devotos da vontade de Deus, seu plano divino e sua matriz interior (etérea) para toda a vida. Daí a utilização do termo para descrever o coração dos Mestres Ascensos, anjos, devas e discípulos que personificam a vontade de Deus.

 

Coral (pedra)

Tem, supostamente, o poder de afastar o mau-olhado, estancar hemorragia e revelar a presença de veneno na comida. Na Itália, o coral é usado como talismã destinado a proteger a virilidade.

 

Cordão de Cristal  

O cordão de prata, ou cordão de cristal, é a corrente de vida. Ele desce do coração da sua Presença do EU SOU para o Santo Cristo Pessoal, penetrando no ser do homem pelo chakra da coroa.

É este “cordão umbilical” de luz que nutre e mantém em atividade a alma, os quatro corpos inferiores e a chama Trina. Quando este cordão é retirado, é chegada a hora da chamada morte ou transição.

 

Corpo Causal

O Corpo Causal é demonstrado pelos círculos de diferentes cores ou poderes, cada cor representa um dos sete raios de luz, que se equivalem a cada um dos sete chakras, que são os pontos de manifestação da energia Divina no indivíduo.

Este é o terceiro dos três corpos superiores, é o corpo da causa e efeito, é o corpo relativo ao carma. Este é o seu banco cósmico de energia no plano etéreo, esta é a sua estrela que brilha no céu. Esta é a estrela de Jesus que tanto brilhava no céu no dia do seu nascimento.

É o poder do indivíduo acumulado de todas as suas vidas passadas. Este é o corpo das causas e dos efeitos positivos do indivíduo, pois só a perfeição pode subir através do Cristo Mediador. A imperfeição fica na terra até que seja transmutada pelo indivíduo em energia positiva e aceitável ao Pai/ Presença Divina. O objetivo principal deste corpo é: dar alegria e bem estar à alma através do chakra da 3ª visão. Isto significa que só devemos visualizar imagens alegres e positivas.

 

Corpo Fechado

CORPUS HERMETICUMS - Em escritos filosóficos pseudo-egipcios datado do século II. Trata-se de uma coleção de conceitos extraídos das doutrinas platônicas, estóica, judaica e persa, que tratam da ascensão da alma e dos processos regenerativos através dos deuses, a alma se liberta do mundo material; Corpo fechado não é corpo protegido.

Corpo Fechado é uma expressão de quimbanda (magia negra), que indica que o ser esta fechado para qualquer energia externa, seja ela boa ou má, protegido pela entidade invocada.

 

Corpo Protegido

O corpo protegido resulta de muita invocação aos anjos e arcanjos de proteção como o arcanjo Miguel. Invocações de proteção devem ser feitas de doze em doze horas ou em casos de necessidade.

 

Cosmo

O Universo concebido como um sistema ordenado e harmonioso; sistema auto inclusivo ordenado e complexo.

Tudo o que existe no tempo e no espaço, incluindo espectros da luz, forças de corpos, ciclo de elementos – vida, inteligência, memória, registros e dimensões além da percepção física – calculados matematicamente como evidencia de coisas ainda não vistas, mas que aparecem no cosmo do Espírito que coexiste e interpenetra o cosmo da matéria  como uma rede de luz.

O cosmo da matéria de nossa Mãe compõe-se de toda a criação física/ astral de universos conhecidos e desconhecidos. O cosmo do Espírito de nosso Pai, à nossa volta, protege a matriz interior e o movimento da primeira causa e da casualidade, através da qual os mundos são estruturados e mantidos pela sua Mente Universal e os planos do efeito (carma), nos quais habitamos, são sustentados durante um certo tempo.

 

Cristo, Cristo Pessoal, Eu Superior, Anjo da Guarda

Do grego "Ungido". O corpo do Cristo - Jesus, foi o maior exemplo da perfeição que temos do Cristo. Este é o segundo dos três corpos superiores, é o corpo do EU Pessoal, ou EU Perfeito. Este é o seu "Anjo da Guarda" criado pela Presença do EU SOU, para ser o exemplo do que você deve se tornar, para cuidar de você. Para respeitar o seu livre arbítrio, a Presença Divina não pode lhe ver, pois assim o tornaria perfeito. Então, criou o Cristo que é você sem defeitos, para lhe guiar à perfeição. Este é o seu guia, use-o.

Este é o significado de Jesus afirmar que Deus o reconhecera como seu filho e a razão disto é que Jesus se tornou a perfeição de seu guia, o seu próprio Santo Cristo Pessoal ou Eu Perfeito, sendo assim reconhecido, por Deus que só pode ver a perfeição. O Cristo serve também, como mediador entre o Céu e a terra. Nada impuro sobe a Presença de Deus. Deus nos da a energia necessária para podermos nos manifestar com palavras e atos.

Ao utilizarmos esta energia, ela automaticamente volta ao Pai. O Cristo não permitindo que energias impuras subam, elas acabam voltando para quem as enviou. Este é o carma negativo do indivíduo que deve ser transmutado. O objetivo principal deste corpo é :  Guiar o  Eu da alma do indivíduo à vitória através do chakra do coração. Ele é o mediador entre a Presença do Eu Sou e a alma.

A Vitória aqui significa principalmente a perfeição da co-criação com Deus, e finalmente a ascensão da alma para o plano etéreo. Assim como Deus se comunica com seus filhos por meio da memória, o Cristo pessoal se comunica através da mente ou corpo mental, o que significa que podemos nos comunicar com ele por meio do pensamento. A memória é a energia ativadora da Mente.  

 

Cromoterapia

Do grego “chrâma” (cor) é uma terapia holística das cores, através de solarização da água em garrafas coloridas expostas ao sol (como faziam os egípcios), para a visualização de cores, ingestão de alimentos, etc . .

 

Cruz

É o símbolo da “Arvore da Vida”, funciona como emblema do “eixo do mundo”. Situada no centro ou no coração místico do cosmos, a cruz transforma-se simbolicamente, na ponte ou escada pela qual a alma pode chegar a Deus; símbolo da distribuição de energia; representa o homem de braços abertos; Símbolo da integração cósmica.

Cada uma das quatro barras, direcionada pára o centro do fogo branco de Alfa e Ômega, onde Deus e o homem se encontram em perfeita identidade, em perfeita união; a cruz é a chave para o retorno ao cosmos espiritual. Jesus disse, "ninguém será salvo se não crer  na minha cruz" "O reino de Deus pertence àqueles que crêem em minha cruz"; a cruz estabelece os quadrantes para o universo material, fogo, ar, água e terra.  A senda da cristicidade pode ser definida nos quatro principais quadrantes da cruz. Fazer o sinal da cruz é confirmar a identidade cristica.

A barra vertical da cruz, simboliza o plano espiritual, a barra horizontal simboliza o plano material. O encontro das linhas simboliza o centro do ser, o ponto de encontro entre o Espírito e a alma.

A cruz colocada de cabeça para baixo, invertida, é a conexão com a falsa hierarquia do mal, símbolo demoníaco do anticristo.

 

Cyclopea

Cyclopea e Virginia são os Elohim do 5º Raio de Deus.

 


VOLTAR