DICIONÁRIO ESOTÉRICO


PALAVRAS :
SIGNIFICADO :

Pacto

Ajuste, convenção, contrato, constituição. Atenção ! O livre arbítrio esta acima de qualquer pacto.

 

Pajé

Chefe espiritual indígena. Sacerdote, profeta e médico índio.

 

Palavra

Deus é a Palavra e a Palavra é Deus. O verbo encarnado. Vocábulo, som ordenado, expressão do pensamento. A palavra é o poder gerador da criação. Pronunciar uma palavra é evocar um pensamento e manifestá-lo. A potencia magnética da linguagem humana é o principio de toda a manifestação. Ler João 1:1 até 1:14. A Palavra é o som ordenado e organizado capaz de levar o conhecimento, a sabedoria e a ordem de um ser para outro, de um mundo para outro, de uma dimensão para outra.

 

Panteísmo

Filosofia que identifica Deus com o mundo, segundo o qual Deus é o conjunto de tudo o que existe. Deus é e está em tudo.

 

Parapsicologo

Ciência que estuda experimentalmente os fenômenos ditos ocultos (comunicação com o espírito dos mortos, dissociação da personalidade, comunicação telepática, etc.). A Grande Fraternidade Branca não recomenda esta pratica.

 

Paracelso

Nome simbólico adotado pelo maior ocultista dos tempos medievais. Felipe Bombast Aurélio Teofasto de Hohenhein. Deixou varias obras até hoje muito apreciadas por ocultistas e cabalistas.

 

Paraíso

Segundo a Bíblia, local em que viviam Adão e Eva, em plena harmonia com Deus e a natureza. Designa também o céu, situação final que gozariam os justos na outra vida.

 

Parvati

Polaridade feminina de Shiva. Conhecida como Bhairavi a terrível, Gauri a brilhante, Kali a negra, Durga a inacessível e Uma a graciosa. Ela e Shiva representam a morte, mas devemos lembrar que na filosofia indiana, morte é transmutação.

 

Paulo o Veneziano

Chohan do Terceiro Raio do Amor

Paulo o Veneziano, Chohan (Senhor) do Terceiro Raio do Amor. Sua devoção é pela beleza, pela perfeição da alma através da compaixão, paciência, compreensão, autodisciplina e o desenvolvimento das faculdades intuitivas e criativas do coração, através da alquimia do auto-sacrifício, abnegação e renúncia.

Na Atlântida, serviu no governo como o encarregado dos assuntos culturais. Antes do afundamento do continente, estabeleceu um foco da chama da liberdade no Peru, que mais tarde possibilitou aos Incas produzirem uma próspera civilização. Mais tarde, encarnaria no Egito como um mestre da arquitetura esotérica e trabalharia com El Morya, o mestre maçom, na construção de pirâmides.

Em sua encarnação final como Paolo Veronese, tornou-se um dos maiores artistas da escola veneziana. Nascido em 1528, recebeu pouco treinamento formal na arte antes de iniciar sua profícua carreira. Seu estilo inicial era simples, sólido e sincero. Logo tornou-se eminente como decorador de arquitetura ampla e igrejas, chamado Pintor dos Pagãos.

A magnífica obra de Paolo Veronese é essencialmente de tema cristão, ampla e rica em cores, incluindo a Tentação de Santo Antônio, Coroação da Virgem, Descida da Cruz, Ceia em Emmaus, A Sagrada Família e a Ressurreição de Lázaro - cada uma representando uma importante iniciação de Cristicidade que até nossos dias transmite a essência do amor do Mestre Ascenso Jesus.

Paulo o Veneziano ascendeu em 19 de abril de 1588. Seu retiro, o Château de Liberté, está localizado no plano etéreo no sul da França, sob o Rio Rhone. (Sua contraparte física é um castelo que hoje é propriedade privada de uma família francesa.) O retiro tem salas de aula com pinturas e obras de arte de todos os tipos, de todas as eras, raças e culturas, bem como seminários e cursos intensivos para músicos, escritores, escultores e estudantes de canto.

Aqui os mestres introduzem novas técnicas em cada campo da arte. E aqui a Deusa da Liberdade, patrocinadora de Paulo o Veneziano, trouxe a chama da liberdade do Templo do Sol na Atlântida. O impulso desta chama compeliu a construção da Estátua da Liberdade, uma dádiva do povo da França ao povo da América.

 

Pecado

Para a Grande Fraternidade Branca, o pecado acontece toda vez que por livre arbítrio, deixamos de seguir as leis cósmicas de Deus, ou seja qualificar mal a energia pura e translúcida, dada por Deus através do cordão de cristal. Qualificamos mal esta energia através de nossas expressões como, pensamento, visão, desejo, sentimento, palavras e atos desarmoniosos. 

Pecado é a transgressão voluntária de uma norma religiosa ou moral. O sentimento de culpa provocado por esse tipo de transgressão é comum a muitas culturas e religiões. Os povos primitivos consideravam pecado qualquer ação capaz de provocar ruptura da ordem natural e social, que devia ser então restaurada.

Os gregos associavam a noção correspondente ao pecado às atitudes, geralmente atribuídas à ignorância, que tornavam a pessoa incapaz de alcançar a expressão de si mesma e sua adequada relação com o universo. Para as religiões que postulam um mundo ultra-terreno, o pecado é uma ofensa à divindade.

No Antigo Testamento e na moral judaica antiga, o pecado se opõe à fé e constitui uma violação deliberada daquilo que foi ditado pela vontade divina. É atribuível às faltas ou defeitos humanos, como a soberba, o egoísmo e a desobediência. O cristianismo, seguindo as diretrizes judaicas, acentuou a gravidade do pecado, tanto em sua essência quanto em suas conseqüências.

O apóstolo Paulo desenvolveu a idéia da relação entre o pecado e a graça ou perdão. Segundo ele, o ser humano se encontra submetido ao pecado desde a origem (pecado original), e apenas Jesus Cristo pode salvá-lo dessa escravidão.

Apesar de afirmar que o ser humano já nasce em pecado por pertencer a uma espécie pecadora, conforme a imagem bíblica do pecado original de Adão e Eva no Paraíso, o cristianismo rejeita a doutrina maniqueísta segundo a qual o mundo é inerentemente mau, e sustenta que a transgressão da lei moral é conseqüência do uso indevido do livre-arbítrio.

Os teólogos cristãos distinguem diferentes formas de pecado: o de omissão, que se comete ao deixar de fazer o que estava preceituado; o habitual, que macula continuamente a consciência do homem, até ser perdoado; o mortal, ofensa grave a Deus, cometida deliberadamente, que mata espiritualmente o homem; o venial, que por ser leve não faz perder a graça; o original, herdado como conseqüência da desobediência de Adão e Eva às determinações de Deus; e os pecados capitais -- soberba, avareza, luxúria, ira, gula, inveja e preguiça --, origem de todos os demais.

A doutrina cristã afirma que o sacrifício de Jesus representou a redenção da humanidade, a perda de seu caráter eminentemente pecador. Mediante o arrependimento e a reconciliação com Deus, a humanidade pode libertar-se do pecado e acender à graça divina. 

 

Pedra Filosofal

Fórmula secreta que os alquimistas tentavam descobrir para transformar metais comuns em ouro. Misticamente a pedra filosofal simboliza a transmutação da natureza animal do homem na  natureza divina mais elevada.

 

Pendulo

Corpo pesado suspenso no extremo inferior de um fio ou de uma vara metálica que oscila sob a ação do próprio peso. Substituiu a vara bifurcada, que era utilizada para localizar fontes de água e jazidas de ouro. O pendulo é utilizado para obter respostas desde as mais simples do tipo sim e não, até o complexo método de consultas com tábuas de letras.

 

Pensamento

O corpo do pensamento ou mental. Um dos quatro corpos inferiores do ser humano. A alma deve aprender a controlar o corpo mental.  

 

Pentagrama

 

Figura mágica e simbólica que tem a forma de uma estrela de cinco raios. Representa o corpo humano e simboliza o domínio completo sobre os cinco elementos. Também chamada estrela flamejante, signo do microcosmo e pent-alfa.

Este símbolo representa o ser humano de braços e pernas abertos dentro de um circulo protetor. O pentagrama com a estrela de Davi no centro, significa o homem em comunhão com o Espírito Santo de Deus. O pentagrama simboliza o poder divino atuando através do coração do homem.

A estrela em pé, representa Deus atuando sobre a cabeça do ser humano iluminado, sobre o coração, as mãos e os pés.

A estrela virada de ponta para baixo é utilizada pela falsa hierarquia do mal. um emblema do diabo. Representa a decadencia do ser humano e a vampirização de suas energias pelos demônios e entidades do astral.

 

Perdão

Remissão de pena; desculpa; indulto. O Perdão é a mais importante chave da alquimia.

 

Pirâmide

Corpo de base poligonal e superfícies laterais triangulares que têm um ponto comum chamado vértice da pirâmide; Existe uma teoria de que as pirâmides se refletem até o infinito; Utilizadas no Egito antigo como túmulos de faraós e suas famílias; Esotéricamente falando, atualmente as pirâmides são construídas em ferro, vidro, madeira, cobre, tijolos e etc. As mais fortes são as de metal.

Normalmente utiliza-se uma das faces da pirâmide voltada para o norte magnético e na forma da grande pirâmide de Kéops; O ideal para a sua utilização é: se estiver deitado dentro dela, estar no mínimo a vinte centímetros do chão. Caso esteja sentado ou em pé, o quanto mais perto do ápice melhor.

Ao sair de dentro de uma pirâmide deve-se esperar uma hora para outra pessoa entrar, pois este é o tempo mínimo que a pirâmide necessita para transmutar e purificar suas energias. É muito utilizada na cura de doenças, libertação de vícios, alinhamento e purificação de chakras, meditação e até regressão.

 

Plano

Do latim "plannus" extensão no espaço em seu sentido físico; plano de consciência; no esoterismo, este termo designa um campo ou extensão de um estado de consciência, ou do poder perceptivo  de uma série  particular de sentidos.

 

Plano Astral

Ter ou portar as características do Plano Astral; repositório de padrões de pensamento e sentimentos coletivos, conscientes e inconscientes da humanidade.

A finalidade inicial desta faixa e/ou freqüência vibratória era a ampliação dos pensamentos e sentimentos puros de Deus no homem, mas ao contrário, tem sido poluída com registros impuros da memória da raça, multiplicados ao infinito, por uma evolução colhida nos redemoinhos dos ciclos repetitivos de sua própria negatividade; Como o Plano Astral foi conspurcado por pensamentos e sentimentos impuros do homem, o termo "Astral" também é utilizado no sentido negativo, referindo-se à aquilo que é impuro ou psíquico.

O plano astral é dividido em trinta e três níveis de vibração descendentes. O purgatório está no plano astral. No 1º estão as energias astrais mais próximas do físico. O inferno começa no 8º nível. No 33º nível habitam os seres que cometeram crimes contra a humanidade, onde esperam por seus ciclos até o julgamento perante a Corte do Fogo Sagrado e dos 24 anciões.

 

Plano Divino

O plano de Deus para a individualização da chama de Deus na alma, estabelecido no princípio, quando a matriz da vida foi impressa no núcleo de fogo branco da presença do Eu Sou individual. O plano divino determina os limites  da  expressão individual do livre arbítrio. Assim como a bolota está destinada a tornar-se o Carvalho, da mesma maneira cada alma individual está destinada a realizar a plenitude de seu potencial pré-estabelecido (mas não predestinado), traçado pelo livre arbítrio a partir da árvore da vida.

A presença do Eu Sou e o Corpo Causal. O que é este potencial e como ele será realizado nesta vida, faz parte do conhecimento  de Deus, e pode ser revelado  à consciência externa através de solicitação ao Cristo Pessoal à Presença do Eu Sou e ao Grande  Diretor Divino. É requerido pela Grande Fraternidade Branca que cada filho de Deus complete seu plano divino para poder ascensionar à Deus, encerrando assim a roda de reencarnações. 

 

Plano do Espírito

O reino dos sem forma. Os seres de luz.

 

Plano etéreo

Plano etéreo, o plano mais elevado na dimensão da matéria; plano mais real e concreto do que o plano físico, mas que é experimentado através dos sentidos da alma em uma dimensão e consciência além da percepção física; deposito dos registros akashicos; mundo dos Mestres Ascensos e seus retiros; cidades etéreas de luz onde as almas superiores habitam; conhecido como céu; da palavra "éter" que significa hipotético fluido cósmico extremamente sutil que enche os espaços; considerado como agente de transmissão da luz, do calor e da eletricidade; os espaços celestes.

O plano etéreo tem 33 níveis. Do nível 1 ao 3 encontra-se o Reino da realização dos desejos (Devachan). O 5º nível é o monastério para onde Semla foi. O 7º  é o nível da vida em Vênus. O 11º nível é o céu de Tushita onde Maitreya e os bodhisattvas vivem. o 12º nível é o céu de Sukhavati. O 18º nível é de onde os ditados vem para os mensageiros da Grande Fraternidade Branca. A partir do 31º nível, está a forma do nirvana.

 

Plano Físico

Plano da matéria física, criado para a locomoção do corpo físico e evolução da alma. No plano  físico, o ser humano pode estar  vibrando tanto a níveis etéreos como astrais.

 

Plêiades

Reunião de espíritos elevados; constelação.

 

Poções

Porta-se para beber. Dose liquida como medicina, veneno, ou substancia supostamente mágica. As poções são utilizadas para curar, encantar, seduzir, combater ou destruir.

 

Poder dos 108

108 é um numero esotérico muito poderoso por que é o resultado de 9 x 12. 9 é a manifestação do Espírito Santo na Matéria, 12 é o circulo completo do relógio cósmico, demonstrando as doze hierarquias divinas e as 12 qualidades de Deus à disposição do ser humano. Fazer os mantras, decretos e invocações 108 vezes é de um grande poder.- ex: 108 ave Marias por 33 dias seguidos.

 

Poder dos 3x3 ou dos 9

É o poder da nossa Chama Trina multiplicado pela Chama Trina da nossa Poderosa Presença do EU SOU. A aplicação deste poder em decretos e mantras, requer a repetição dos mesmos, 3 vezes, 9 vezes ou múltiplos de 3. 

 

Polaridade

a energia tem a polaridade positiva e a negativa. A energia positiva é Yang, ativa, masculina, fator +. A energia negativa é Yin, passiva, feminina, fator -. 

 

Portia

 Deusa da Justiça e da oportunidade, ocupa um cargo no conselho carmico e Chama Gêmea de Saint Germain

 

Portador da Chama/ Luz

Todo aquele que carrega a Chama Trina da Sabedoria, do Poder e do Amor de Deus  na câmara secreta do coração.

 

Portal

O portal é o elo de ligação entre as dimensões e níveis de vibração. Todas as cidades etéricas tem seus portais. Sempre que se passa ou não um teste, pode-se estar atravessando um portal como conseqüência. Os seres humanos vivem em dimensões diferentes uns dos outros.

 

Possessão

É quando uma entidade do plano astral, domina um ou todos os quatro corpos inferiores do individuo. os corpos da memória, da mente, dos desejos ou físico.

 

Prana

Termo que significa, na ioga, energia vital ou fluido universal. Manifesta-se em todas as formas de energia, como a gravidade, o calor, a luz e a eletricidade, forças motoras da matéria.

 

Prece

Busque a palavra Oração

 

Premonição

Sensação ou advertência antecipada do que vai acontecer; Pressentimento; Um sentimento de que algo especialmente ruim ira acontecer; As premonições são sopros dos anjos. A finalidade deste sopro divino, é para que o individuo informado da situação por acontecer, possa transmutar o evento através de orações, decretos e invocações ou até interferir fisicamente para amenizar e anular as conseqüências totalmente.

 

Presença Divina

Deus Pai-Mãe individualizado. O corpo da Presença de Deus. Este é o primeiro dos 03 Corpos Superiores, é o corpo do Eu Sou o que Eu Sou, ou I Am that I Am. Este é Deus individualizado para seu filho, é ele quem cria, é o criador da Alma. Veja a nossa pagina clique aqui

 

Presságio

Acontecimento ou sinal que aparece fortuitamente possibilitando uma interpretação do futuro.

 

Profecia

Predição do futuro feita por um profeta; oráculo, vaticínio, presságio. Deus fala através de profetas. Quando Deus profetisa algo de ruim, ele está nos alertando para que possamos mudar nossos comportamentos.

 

Projeção Astral

As viagens astrais não são recomendadas pela Grande Fraternidade Branca. O astral esta extremamente carregado de forças muito sinistras e negativas.

 

Psiquismo

Trabalhar com informações astrais, não físicas. Comunicação com seres do plano astral. Ver a palavra "Plano Astral"

 

Purgatório

Ver a palavra "Plano Astral"

 


VOLTAR