DICIONÁRIO ESOTÉRICO


PALAVRAS :
SIGNIFICADO :

URIEL

Arcanjo do 6º raio, sua chama gêmea chama-se Aurora. Ele é o arcanjo do julgamento.

 

UNIDADE CÓSMICA

A Unidade Cósmica, incompreensível aos humanos, envolve a totalidade, homogeneidade, uniformidade, indivisibilidade, individualidade. Sua principal expressão é o espaço cósmico. Unidade pode ser empregada a qualquer individuo, como o primeiro Logos ou qualquer Logos subordinado; novamente, qualquer unidade monadica individual é a unidade de fato. A Unidade, em contraste com a dualidade ou a multiplicidade, é relativa, como quando falamos do Todo em relação às suas partes, a essência unitária de um corpo composto, ou uma parte menor de uma hierarquia. A tendência da evolução de um  arco ascendente é em direção da Unidade; em um arco descendente, a direção é para a diversidade. Ambas as tendências são ativas no ser humano.

Para Pitágoras, o numero um não é um numero, mas a raiz de todos os números que se seguem.

A geometria divina, como no símbolo da pirâmide, atrai a consciência aspirante do homem para a idéia de uma vida ascendente. Ascender é combinar em unidade cósmica com o Coração do Eterno. Este é o destino de todos os homens. Aqueles que entendem esta realidade, vão regozijar-se no consolo de sua própria e definitiva libertação da sempre tortuosa e sofrida vida terrena, como propósito cósmico, entronizado na consciência agora e sempre.

Agora então, interpretem esta ação e entendam o que estamos fazendo, o homem tem sentido como se agissem unilateralmente e sozinho. A costa da unidade cósmica não tem sido notada pelo homem. Aqueles que servem a Luz sobre uma determinada parte do planeta, estão falhando em reconhecer outros servidores da Luz e assim, em sua solidão, eles não sentiram o Grande Poder da Unidade Cósmica surgindo na Terra.

 

UNIVERSO

Do latim, universum significando a soma do que "surgiu" e do que se "tornou" ; a soma total de tudo o que existe.

 

Umbral :
Plano astral inferior denso, onde se encontram entidades propensas ao mal.
 


VOLTAR