DICIONÁRIO ESOTÉRICO


PALAVRAS :
SIGNIFICADO :

Tai-Chi

Uma série de posturas e exercícios desenvolvidos na China como um sistema de autodefesa e meditação, caracterizado por movimentos circulares lentos e relaxados. Baseado nos movimentos dos animais, conhecido como Tai Chi Chuan.

 

Talismã

[do árabe, do grego telesma, iniciação, encantação] Encanto feito gravando, por exemplo, um selo ou um determinado planeta em um disco de metal que corresponda a esse planeta, e toda esta operação sendo feita em uma hora em que a influência desse planeta esteja forte e atuante. Isto, sendo usado, garantia a ajuda ou a influência do gênio do planeta, e acredita-se servir como proteção contra  influência de energias malignas. A aplicação estende além dos planetas, e um número indefinido dos sinais e imagens pode ser usado para propiciar ou proteger atraindo as energias protetoras de seres do bem ou do mal.

Símbolos como a cruz cristã, a suástica, e a serpente podem servir como talismãs, porque um símbolo verdadeiro é mais do que um mero sinal arbitrário e fazem realmente sua parte na invocação de determinadas influências -- mas somente quando a fé intensa une-se na produção de efeitos mágicos.

Os talismãs são totalmente inúteis e uma perda de tempo a menos que a fé intensa opere porque tais emblemas dependem da fé do seu possuidor para sua eficácia. Quando uma pessoa acredita sem a sombra da dúvidas e trabalha sob tal convicção, seu poder na fé concentrada sobre o talismã ou o objeto similar, pode realmente funcionar atuando na liberação de um potente poder criativo, já existente e latente.

Esta é a raiz de muitas operações mágicas genuínas; mas o verdadeiro mago não tem nenhuma necessidade para tais parafernálias exotericas. Ele produz seus efeitos com o único poder de sua vontade combinada com seu grande conhecimento da natureza e de leis naturais.

 

Tantra

Do sânscrito, regra ou ritual; certas obras místicas e mágicas cuja a principal peculiaridade é o culto do poder feminino personificado por shakti. É a energia relacionada com os ritos sexuais e poderes mágicos: pode gerar a pior forma de feitiçaria ou magia negra. A maior parte dos Tantras estão dedicadas a uma das múltiplas formas de esposas de Shiva e estão escritos em forma de dialogo entre ambas as Divindades.

Estes livros podem ser muito úteis, pois encontram-se neles toda a ciência oculta. Este é um material que pode ser utilizado tanto para magia negra como para magia branca. Os Tantras contém tudo o que se refere a magia, o lado oculto do homem e da natureza, os meios pelos quais pode-se descobrir a recriação do ser humano.

O problema é que são livros muito perigosos se não tivermos um mestre que nos guie a tirar o melhor proveito pois estes ensinamentos contém vários véus que impedem de ver claramente a verdade. Este é um caminho muito perigoso por que trabalha com as energias do Chakra da base da espinha e que sem o correto uso pode causar danos irreparáveis.

 

Tao

No principio não havia nada mais do que o espaço ilimitado e infinito. Tudo quanto vive e é, nasceu dele. Por ser desconhecido seu nome e insondável a sua essência os filósofos o denominaram TAO, a incriada, inata e eterna energia da natureza que se manifesta periodicamente. O Yin e o Yang; O principio e o fim; A energia divina da vontade de Deus para cada indivíduo, que desce através dos chakras e ao ser bem utilizada volta para Deus.

 

Tarot

a origem do tarot perde-se no passado remoto. Teria sido o mago egípcio  Hermes Thot, que gravou em 78 lâminas de ouro os ensinamentos ocultos que constituíram  os princípios da filosofia hermética. Apesar da destruição das lâminas durante a conquista do Egito pelos persas, as chaves de sua interpretação passaram a ser transmitidas oralmente.

Com o evoluir dos tempos esta tradição começou a correr o risco de se perder, o que levou os mestres iniciados a escolher uma forma de perpetuação, recaindo a escolha sobre o jogo, na medida em que este está impregnado de fortes tensões emotivas. Estava assim assegurada transmissão do Tarot, de geração em geração. Composto de 78 cartas, ou lâminas, 22 dos quais constituem os arcanos maiores e os 56 restantes, os arcanos menores.

 

Telepatia

[do Grego tele, distante, uma grande distância + pathos sentimento] a transferência de pensamento ou sentimento de mente para mente independentemente de modalidades ordinárias de uma comunicação. Este fato muito interessante e comum pode ser notado não somente entre seres humanos, mas entre seres humanos e animais, e no reino das plantas.

Sempre se soube que falamos através do ar, ou com as vibrações do ar, e que estas golpeiam os ouvidos e são entregues ao cérebro. A noção de transferência de uma mente à outra através de uma distância é um concepção física, e sua aplicabilidade às mentes é questionável. A mente não pode ser considerada como física, embora nossos cérebros sejam físicos e separados por distâncias, a mente não é sinônimo de cérebro, porque se fosse, a telepatia seria impossível, porque um cérebro não toca fisicamente outro cérebro na transferência de pensamento, conseqüentemente não é o cérebros que emitem e recebem exceto como instrumentos, mas sim as mentes que se tocam ou interpenetram ao longo do plano mental.

 

Templo

Palavra do latim para o tempo por causa da importância para os romanos de horário apropriado para sacrifícios.

O templo é um santuário da Divina Presença. Um local consagrado à orações e adoração divina. Neste local a energia é sempre mais elevada e por esta razão sempre mais fácil de se atingir os objetivos de bênçãos religiosas.

 

Teurgia

Espécie de magia baseada em relações com os espíritos celestes. A arte de fazer milagres.

 

Transcendência

A lei da transcendência é a capacidade de vestir a veste nupcial para as bodas da união alquímica da alma com o Espírito. É por meio da espiritualidade que tecemos esta veste, ou, em outras palavras, que construímos nosso Corpo Solar Imortal.

Precisamos desvestir-nos do eu humano, o ego, a mente carnal, e nos imbuirmos do eu divino, a mente crística. Isso significa sermos hoje, melhor do que ontem, e amanhã, melhor do que hoje, buscando sempre a elevação das nossas consciências ancorando nossa atenção no divino.

A auto transcendência não é um acontecimento repentino, mas sim, conseguido pelo aspirante que passa os testes, que desenvolve amor, devoção, e misericórdia, por meio do estudo e conhecimento da Verdade. A auto transcendência acontece pela aplicação diária da lei cósmica, pela persistência, sinceridade e muita prece.

Afirme diariamente:

“Amado Pai Celestial, eu O amo e a Sua Lei de transcendência também. Envia-me o Seu Amor e Compaixão. Mostra-me o caminho da Oração para servir ao próximo e da gratidão e dedicação à Sua Vontade; Dá-me reflexão e serviço espiritual; tato e postura; a ciência da alquimia da transmutação e o dom de Profecia.”

Na Pérola de Sabedoria Vol. 31  No. 20 , o amado Saint Germain nos diz: “A lei de autotranscedência é um dom do coração de Deus; assim é a sua compreensão e aplicação. Corações abençoados, vocês tem observado como no reino animal não há autotranscedência, mas apenas a repetição redundante daquilo o que é uma matriz original com uma evolução muito lenta, se é que há alguma evolução? Percebemos, então, que os dons de Deus não são para ser tomados como garantidos. Os dons de Deus que não são utilizados, portanto, são perdidos...”

A lei da transcendência mostra-nos que, se um homem conseguiu se elevar, o outro, também pode conseguir! (f)

 

Transfiguração

Uma iniciação no caminho da Ascensão que acontece quando o iniciado atingiu um certo equilíbrio e expansão da Chama Trina. A saturação e a aceleração dos quatro corpos inferiores e da alma. pela Transfiguradora Luz da Chama do Cristo que acontece em parte durante a iniciação da Transfiguração, aumentando através da ressurreição e ganhando total intensidade no ritual da Ascensão.

 

Transmutação

Esta é a verdadeira alquimia do ser, a transformação do humano em Filho do Altíssimo. O Santo Cristo.

 

Trevas

Energia mal qualificada através do mal uso do pensamento, desejo, palavra e ação; Energia densa, escura, pesada e pegajosa; Véu de Maya; energia em espiral descendente.

 

Trindade

A Santa trindade do Pai, do Filho e do Espírito Santo de Deus. O Pai atuando na função de Provedor e Criador, O Filho atuando como Instrutor e Guia da alma no caminho da Ascensão e o Espírito Santo atuando como destruidor do mal e de toda a criação humana.

 

Cone ou Tubo de Luz

É projetado do coração da Presença do EU SOU sempre que o chamado é feito. O tubo de luz é um cilindro de luz branca que mantém um campo de força de proteção durante 24 horas, se neste período, houver harmonia de pensamentos, sentimentos, palavras e ações. Clique aqui para ver a nossa página

 


VOLTAR