DICIONÁRIO ESOTÉRICO


PALAVRAS :
SIGNIFICADO :
Lahiri Mahasaya

 

Shyama Charan Lahiri (30 de setembro de 1828 — 26 de setembro de 1895) foi um grande iogue indiano e o guru de Sri Yukteswar Giri.

Mahasaya é um título religioso em sânscrito que significa “Grande Alma”.

Ele destacou-se entre os homens indianos sagrados por ter sido um chefe de família.

Lahiri viveu com sua família em Varanasi, ao invés de morar num templo ou monastério distante da vida familiar. Mesmo assim, alcançou uma reputação substancial entre os religiosos do século XIX.

Paramhansa Yogananda conta muitas histórias sobre Lahiri Mahasaya em seu livro Autobiografia de um Iogue. Ele foi um funcionário de escritório até cerca dos trinta anos de idade, quando conheceu seu guru, Mahavatar Babaji.

Lahiri foi escolhido por seu lendário guru para reintroduzir a prática perdida da Kriya Yoga para o mundo moderno. Os discípulos de Lahiri incluem os pais de Yogananada e seu próprio guru, Sri Yukteswar.

Lahiri Mahasaya profetizou que o jovem Yogananda seria um grande yogue.

Quando entramos em um dos templos da Self Realization, encontramos sua fotografia no altar, juntamente com as de Sri Yukteswar, Paramahansa Yogananda, Jesus, Krishna e Babaji.

A prática espiritual central que ele ensinou aos seus discípulos foi a Kriya Yoga, uma série de práticas interiores de pranayama que prontamente agilizam o crescimento espiritual do praticante.

Ele ensinou esta técnica a todos os interessados sinceros, independentemente de sua bagagem religiosa. Com relação à Kriya Yoga, ele disse:

"Sempre se lembre de que você não pertence a ninguém e ninguém lhe pertence. Reflita que algum dia você terá que, de repente, abandonar a tudo neste mundo. Assim, trave agora conhecimento com Deus.

Prepare-se agora para a futura viagem astral da morte, viajando diariamente no balão da percepção de Deus. Pela ilusão você se percebe como um amontoado de carne e ossos, que, na melhor hipótese, é um ninho de problemas.

Medite incessantemente que você possa rapidamente se saber sendo a Essência Infinita, livre de qualquer forma de miséria. Deixe de ser prisioneiro do corpo. Usando a chave secreta da Krya Yoga, aprenda a fugir para o Espírito.”

Lahiri Mahasaya

 

Lakshmi

Laksmi (do Sânscrito), Prosperidade, felicidade; a Vênus hindu, Polaridade feminina de Vishnu; deusa da fortuna e da prosperidade, beleza e esplendor. Seus mantras invocam a super abundancia, o fértil, o copioso, o exuberante. 

 

Lama

título aplicado aos sacerdotes de grau superior da religião budista, aqueles que podem celebrar como gurus, ensinando nos monastérios.

 

Lanello

É o Mestre Ascenso Lanello. Sua ultima encarnação foi como Mark L. Prophet (1918-1973) foi um místico, um mensageiro dos mestres ascensos e é a chama gêmea de Elizabeth Clare Prophet. Em 1958 Mark fundou The Summit Lighthouse, sob a direção de El Morya, para publicar os ensinamentos dos mestres ascensos. Logo começou a publicar um semanário chamado Pérolas de Sabedoria, até hoje editado.

Observando as vidas passadas de Mark Prophet, vemos que elas abrangem muitas culturas e religiões do mundo. Pensai sobre isto. Ele foi Noé, Ló, Ikhnaton, Esopo, o discípulo Marcos, Orígenes, Lancelote, Bodhidharma, Clóvis, Saladino, Boaventura, Luís XIV, Longfellow e o czaréviche Alexis Nikolayevich.

 

Lanto

O Senhor Lanto é o Chohan do Segundo Raio, um Mestre Ascenso em cuja presença a sublimidade da Mente de Deus pode ser tocada e conhecida, gradualmente, pois ensina o caminho antigo da Cristicidade universal que gerou a grande idade de ouro da China.

 

Leituras

A busca de registros e da memória da alma no passado, no presente, e no futuro e dos planos da consciência além do físico. Se as leituras forem feitas por um médium ou com a regressão através da hipnose, elas podem ser um meio de acesso do corpo astral (emocional) da pessoa e do próprio cinturão astral da terra, assim, conseqüentemente,  da consciência humana em todos seus aspectos astrológicos pessoais e planetários. Uma vez que ai se incluem as experiências do eu inferior, sem benefício da integração da alma com o EU Superior e sua perspective -- analisando-se a partir do plano da causa para o plano do efeito -- tal leitura, na melhor das hipóteses tem uma só dimensão, uma só perspectiva dimensional. Pode ser uma reprise que evoca profundas emoções, mas falhará ao recriar o encanto da evolução da alma na consciência Superior -- a vitoriosa conclusão da passagem da alma pela noite escura.

As leituras feitas por um Mestre Ascenso em favor de um chela, são feitas para que as ele aprenda suas lições, estabeleça metas e escolha corretamente, baseado na realidade de sua vida, envolvendo o carma da cena, as prioridades da mestria pessoal,  a missão e serviço com a chama gêmea, e uma visão de futura libertação. A realização desta libertação pode depender de um compromisso, de um sacrifício no presente -- a garra em abraçar as obrigações e débitos em um esforço direcionado para atingir a meta. Quando os Mestres Ascensos fazem uma leitura, fazem-na para o discípulo que deseja saber não por curiosidade ou vaidade, mas para que o discípulo possa pagar o preço pela separação da alma da Lei do UM, equilibrar o carma, libertando-se da rotina da reencarnação, servir a raça do EU SOU e seus esforços em nome da humanidade, reunir-se com sua chama gêmea, e Ascender à Deus. Os Mestres Ascensos apresentam uma avaliação exata da integração da alma com o Cristo Pessoal nos quatro planos da matéria. Aceleram a memória do plano divino para esta vida e dizem a seus estudantes qual é o seu progresso no caminho para a conclusão deste plano. Com base na avaliação dos Senhores do Carma, os mestres revelam o essencial à salvação da alma, extraindo do Livro da Vida e do Salão dos Registros mantidos pelo Guardião dos Pergaminhos, todas as informações necessárias para a evolução da alma.

Como uma leitura do subconsciente abrem os registros que foram selados no nome da sabedoria pelo Cristo Pessoal para esta vida, os Mestres Ascensos recomendam que em vez de uma leitura, seja invocada diariamente a Chama Violeta para limpar e transmutar, esses registros sem prová-los, a fim de que a alma possa Ascender diariamente à Deus, transcendendo o passado, vivendo no eterno agora, reforçado pela Consciência Superior. A própria Chama Violeta pode revelar para a alma e para a mente, flashes do passado enquanto passam pela Chama para a transmutação. A transmutação pela Chama Violeta liberta-nos para sermos quem nós realmente somos por nossas vitórias em Deus, para sempre libertados de nossas alianças erradas e equivocadas em dias passados.

 

Lemúria = Mu

O continente da Lemúria, chamado de Mu, era um vasto continente localizado no oceano pacifico, que se estendia por cerca de 6 mil quilômetros do norte do Havaí ao sul, onde estão localizadas as Ilhas de Páscoa e de Fiji, e foi constituído por três áreas de terra que se estendiam por mais de 8 mil quilômetros, de leste a oeste. O continente de Mu foi destruído a aproximadamente doze mil anos atrás, por terremotos e vulcões, e pelo colapso das câmaras de gás que sustentavam o continente, que submergiu ao fundo do oceano, deixando como recordação o pico de suas mais altas montanhas, as ilhas do Havaí, Fiji e Páscoa.

 

Levitação

Do latin levis, leve no peso; o ato de elevar-se no ar por vontade consciente ou inconsciente, em oposição à gravitação. Suspensão de um corpo pesado no ar sem qualquer sustentação visível; a levitação e o feito de andar sobre as águas, podem ser executados com a ajuda dos elementais do ar e da água. Porém, com mais freqüência, se emprega para isto um método diferente indicado por Pantajali num de seus aforismos de yoga: Pelo domínio  sobre o ar vital, chamado udana, o yogi adquiri o poder da levitação e de andar sobre a água sem tocá-la. 

A Teosofia não vê a gravitação no sentido newtoniano, mas vê na atração e na repulsão magnética. A levitação é devido a uma mudança na polaridade de um corpo que torna-se idêntico com a polaridade da terra em que o corpo habita, que então repele o corpo ou cessa de o atraí-lo. A altura alcançada dependente da intensidade ou potencialidade da energia elétrica polar residente no corpo elevado. É possível, e certamente fácil, para o adepto, mudar a polaridade de seu corpo com a vontade. Na antiga Grécia a levitação era chamada de aithrobates, significando, a arte de andar no éter ou no ar.

 

Logos

Do Grego - Verbo - Palavra, discurso, idéia. O Som ordenado. A linguagem é o Logos do Pensamento. Termo grego que designa, em filosofia, a razão, o princípio racional do universo. Regulador e mobilizador de todas as coisas, segundo Heráclito.

 

Logos Solares

Ser muito elevado na luz cósmica. Encontra-se perto de Alfa e Omega; ser que incorpora todo o cosmos, todo o conhecimento.

 

Lua

Em todas as épocas a fantasia humana foi arrebatada pela Lua, elemento constante nas religiões e na literatura. Depois do Sol, é o astro que mais influência exerceu sobre a organização da sociedade. Relacionadas a seus movimentos, surgiram duas importantes medidas de tempo: a semana e o mês.

A Lua é o único satélite natural da Terra, planeta que a acompanha no deslocamento anual em torno do Sol. Seu diâmetro é de 3.476km e sua massa, de 7,343 x 1025g. A distância da Lua à Terra varia de 363.000 a 406.000km, o que equivale à média de 384.000km. É o único caso, em todo o sistema solar, em que um satélite tem massa superior a um por cento da massa do astro em torno do qual orbita. A lua amplifica os desejos do homem, se forem desejos da vontade divina ou de acordo com seu plano divino, a lua então é benéfica, porém com as massas de energia de desejos anti Deus, a lua amplifica este corpo emocional coletivo da humanidade que esta muito carregado e pesado. Por esta razão, a adoração ou contemplação da lua torna-se prejudicial. Muitos rituais de magia negra, vodu, bruxaria e satanismo são realizados na lua cheia, quando a força do mal atinge sua maior força.

 

Lúcifer

Nome que significa, portador da luz. Este era o mais alto anjo de Deus. Ele era o 1o Arcanjo dos Céus. Perdeu esta graça divina pelo orgulho, ambição e o desejo de estar acima das estrelas de Deus (Filhos de Deus e Elohim) Acima da Glória da Shekinah, rivalizando com o Altíssimo; anticristo. Lúcifer foi aprisionado na terra pelo Arcanjo Miguel e seus anjos. Lúcifer, líder do mal na terra, foi queimado e consumido pelo fogo sagrado de Deus, e por ordem dos 24 anciães, em 26 de abril de 1975. O que temos hoje na terra são os seus seguidores e sua semente. Verdadeiros demônios do mal.

 

Luz

Energia Pura; espiral ascendente de energia, pura e translúcida; Luz é Vida, energia, fogo liquido e Deus.

 


VOLTAR